Comunidades educadoras: perspectivas para a defesa do direito a educação / Educating communities: prospects for defending the right to education
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-030Keywords:
Comunidades educadoras. Direito a educação. Interação Instituições educativas-comunidade.Abstract
As reflexões ora apresentadas são decorrentes de uma pesquisa de cunho teórico, do tipo bibliográfico e documental, cuja problemática investigativa é o direito a educação e seus modos de efetivação em diversos contextos. Faz um recorte no que denominamos como comunidade educadora, cuja gênese e construção é decorrente das reflexões oriundas da análise dos referenciais do ideário da cidade educadora e sociedade educadora, no âmbito internacional. No cerne dessa discussão está a perspectiva da educação como um direito e um processo que acontece em diferentes espaços, tempos e lugares, requerendo a cooperação e a corresponsabilidade de todos. A concepção que defendemos de comunidade educadora está em pensar e agir com e na comunidade, contemplando a participação de todos os moradores, contribuindo para que se tornem protagonistas no processo educativo das crianças, dos jovens e adultos que convivem nesse contexto. Para que essa inter-relação ocorra há desafios que se colocam as próprias comunidades educativas, sejam elas direcionadas à Educação Básica ou à Superior, tais como: os modos de planejamento; a organização e gestão dos processos e práticas educativas que nem sempre estão pautados pelos princípios da participação, da corresponsabilidade; as relações entre os diversos atores que compõem uma comunidade educativa, destacando-se em especial a relação professor-aluno e família e escola; a mobilização do querer individual e coletivo em prol de um objetivo comum; a superação das vaidades pessoais e as lutas pelo poder fundamentadas em interesses pessoais ou de pequenos grupos. A educação tem sido defendida e firmada como um direito de todas as pessoas, em vários dispositivos legais.
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