A universidade enquanto formadora e transformadora de professores para a educação inclusiva na atualidade / The university as a trainer and teacher of teachers for inclusive education today

Alessandra de Fatima Giacomet Mello, Valéria Becher Trentin, Valéria Becher Trentin, Rudnei Joaquim Martins, Rudnei Joaquim Martins, Karine Helena Morais, Karine Helena Morais

Abstract


No presente artigo, refletimos sobre a necessidade de mudança da universidade em um mundo em transformação e que tem como conseqüência o aparecimento de diversidades humanas antes latentes e sonegadas por uma ordem mundial que se fazia homogênea e para grupos majoritários. Uma vez que isto acontecia também em unidades sociais de dimensões micro, como é o caso da escola, o eixo condutor das reflexões e análises, neste estudo, é a ratificação da universidade enquanto formadora - e transformadora - de professores para trabalhar em contextos inclusivos, mais especificamente em contextos de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais advindas de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Entendendo que não basta incluir apenas uma ou duas disciplinas no currículo de cursos de formação de professores e licenciaturas já existentes, para que o professor em formação apreenda conhecimentos necessários ao trabalho pedagógico com alunos inclusos no ensino dito regular, apresentamos ainda uma proposta de itens para um currículo inclusivo sugerida por documento norteador do Ministério da Educação e que sabemos, na prática, apesar de ser apenas sugestão daquele órgão, ainda não se trata de realidade.

 


Keywords


Universidade, Globalização, Formação de professores, Inclusão.

References


BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Portaria Nº 1.793/94. Brasília: MEC, 27 de Dezembro de 1994.

_____. Proposta de inclusão de itens ou disciplinas acerca dos portadores de necessidades especiais nos currículos dos cursos de 2º e 3º graus. Brasília: MEC/SEESP, 1993.

BUARQUE, Cristovam. A universidade numa encruzilhada. Trabalho apresentado na Conferência Mundial de Educação Superior + 5, UNESCO, Paris, 23-25 de junho de 2003. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2010

CARVALHO, Rosita E. Temas em educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 1998.

CRUZ, Gilmar de Carvalho e FINCK, Silvia Christina Madrid. Diversidade, Educação e Universidade. Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação. UEPG, Ponta Grossa: 1º Semestre de 2013. Notas de aula.

ESCÁMEZ SÁNCHEZ, Juan. Ortega y Gasset. Trad. de José Gabriel Perissé Madureira. Recife: Ed. Massangana, 2010. Fundação Joaquim Nabuco (Coleção Educadores)

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GATTI, Bernardete A. Prefácio - Sobre formação de professores e contemporaneidade. In: KRONBAUER, Selenir C. G.; SIMIONATO, Margareth F. (Orgs.). Formação de professores: abordagens contemporâneas. São Paulo: Paulinas, 2008.

MANTOAN, Maria Teresa E. A Integração de Pessoas com Deficiência: Contribuições para uma Reflexão sobre o Tema. São Paulo: Memmon, 1997.

MAZZOTTA, Marcos J. Trabalho docente e formação de professores de educação especial. São Paulo: EPU, 1993.

ORTIZ, R. Anotações sobre o universal e a diversidade. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v.12, n.34, p.7-16, 2007.

PLETSCH, Márcia Denise. A formação de Professores para a educação Inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa. Educar. Curitiba: Editora UFPR, n. 33, p. 143-156, 2009.

RIOS, Terezinha A. Ética e competência. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1994.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 14 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

SILVA, Maria José A. da. BRANDIM, Maria Rejane L. Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa. Ano I, pp. 51-66, jan./jun. 2008.

WERNECK, Claudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: WVA, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-026

Refbacks

  • There are currently no refbacks.