A produção científica em teses e dissertações sobre o trabalho do pedagogo na escola de educação básica / Scientific production in theses and dissertations on the work of pedagogue in the basic education school

Sandra Regina Bernardes de Oliveira Rosa, Maria Iolanda Fontana

Abstract


A pesquisa discute o conhecimento científico sobre o trabalho do pedagogo publicado, em teses e dissertações, pelos pesquisadores brasileiros. O objetivo é apreender a produção do conhecimento sobre o tema, especialmente no Estado do Paraná e Município de Curitiba, levantando as problemáticas e alternativas que podem orientar políticas educacionais e motivar novas investigações para o trabalho do pedagogo na gestão democrática da escola pública. A pesquisa é de abordagem qualitativa e adotou como procedimento metodológico a análise dos objetivos, métodos e resultados indicados nos resumos de teses e dissertações que investigaram o trabalho do pedagogo.  O levantamento foi realizado no banco de dados da Capes e nas bibliotecas digitais das Universidades Públicas Estado do Paraná, utilizando a palavra chave “trabalho do pedagogo”. Os resultados encontrados nas pesquisas revelam principalmente: a diversidade, a burocratização e a intensificação de atividades realizadas pelo pedagogo na escola pública o distanciam do trabalho científico-pedagógico; os pedagogos compreendem a cientificidade de seu trabalho, mas não conseguem articular a teoria com sua prática e, contraditoriamente, não se identificam como produtores de conhecimento; a dificuldade de análise crítica dos condicionantes socioculturais, políticos e econômicos que determinam o trabalho do pedagogo na realidade escolar o impede de dialogar, mediar os diferentes posicionamentos e superar as contradições do sistema; a oferta de pedagogos é maior que a demanda, gerando uma população excedente e a precarização de seu trabalho; os pedagogos compreendem o compromisso social de seu trabalho com a formação humana e intelectual dos estudantes. Conclui-se, que o trabalho do pedagogo ainda é pouco investigado, considerando o baixo número de teses e dissertações, e demanda a produção de conhecimento para construção de políticas que valorizem estes profissionais e eleve a qualidade da formação, carreira e das condições de trabalho nas escolas.


Keywords


Trabalho do pedagogo. Gestão democrática. Políticas educacionais

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-015

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