O professor de educação superior nas políticas de inclusão e de ações afirmativas / The top education teacher in inclusion and affirmative action policies

Authors

  • Jussete Rosane Trapp Wittkowski
  • Suzana Pilonetto Da Costa
  • Stela Maria Meneghel
  • Rosane Magaly Martins

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-012

Keywords:

Educação Superior. Políticas de Ações Afirmativas. Políticas de Educação Superior. Políticas de Inclusão. Professor de Ensino Superior.

Abstract

As políticas de inclusão (PI) e de ações afirmativas (PAA) democratizaram o acesso à Educação Superior (ES) brasileira, provocando mudança no perfil dos estudantes e necessidade de rever o papel do professor no processo inclusivo. Buscamos caracterizar como espaços privilegiados de produção de conhecimento em Educação retratam o docente de ES frente a essas políticas, analisando a produção de duas revistas (Qualis A1 e A2) e de dois eventos representativos da área no período 2006-2016. Identificamos crescente aumento de interesse pelo tema, embora poucos artigos tenham por foco as PI e PAA e afirmem a importância do professor neste contexto. Ele é abordado de diferentes perspectivas: carente de capacitação para atender as demandas – de atendimento aos estudantes e até mesmo da legislação; chamado ao ativismo social; e, em menor medida, como legítimo responsável pelo sucesso das políticas. Ao final, refletimos sobre a conscientização dos docentes de ES sobre as PI e de diversidade.

 

 

 

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Published

2019-09-05

How to Cite

Wittkowski, J. R. T., Costa, S. P. D., Meneghel, S. M., & Martins, R. M. (2019). O professor de educação superior nas políticas de inclusão e de ações afirmativas / The top education teacher in inclusion and affirmative action policies. Brazilian Journal of Development, 5(9), 13789–13805. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-012

Issue

Section

Original Papers