Curso de prototipagem de robôs com arduino para alunos dos cursos de engenharia elétrica e da computação com o objetivo de reduzir a evasão e aumentar o contato com a robótica / Product processing of arduino robots for students of electrical engineering courses and computing to reduce evasion and increase contact with robotics

Adriel de Oliveira Freitas, Francisco Alexsandro Silva Freitas, Vandilberto Pereira Pinto, Rômulo Nunes de Carvalho Almeida, Fernando dos Santos Lima

Abstract


Nas universidades brasileiras, particularmente nos cursos de engenharia ainda é notório o alto índice de evasão de alunos, principalmente nos semestres iniciais. Este fato, na maioria dos casos, é causado pelo forte prevalecimento da técnica de ensino aprendizagem fundamentada simplesmente no repasse de conhecimentos por parte do professor ao aluno, e pelo grande número de disciplinas de cálculo, física e programação que definem os dois primeiros anos. Atualmente a sociedade moderna necessita cada vez mais de novas tecnologias em todos os ramos de conhecimento, com isso o processo de ensino deve se modernizar. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo utilizar a prototipagem de robôs com Arduino como técnica de ensino-aprendizagem, possibilitando os alunos dos cursos de engenharia elétrica e Engenharia da Computação da UFC-Sobral relacionar conceitos teóricos adquiridos nas disciplinas de física, cálculo e programação computacional com aplicações práticas da robótica. Com isto, motivar os alunos a permanecerem em seus respectivos cursos, reduzindo assim o alto índice de evasão. A partir de uma pesquisa realizada com 101 alunos que participaram do curso de prototipagem, analisou-se que 76% destes se sentiram mais motivados em continuar no curso de engenharia, ao passo que 85% indicaram que o curso de prototipagem possui uma importância significativa para redução da evasão nos cursos de engenharia.

 

 


Keywords


Prototipagem, Ensino, Robótica, Evasão, Engenharia.

References


BACAROGLO, M. Robótica Educacional: Uma Metodologia Educacional. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005

SILVA FILHO, R.; MONTEJUNAS, P.; HIPOLITO, O.; LOBO, M. A Evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa. v. 37, n. 132, São Paulo, set/dez 2007.

SOUSA, Lívia.; LIMA, Rafael.; PEREIRA, Vandilberto.; ALMEIDA, Rômulo N.C.; CORREIA, Wilkley B.; DIAS, Nilena B.C: Utilização do Kit Lego Mindstorms para motivar e atrair alunos para os Cursos de Engenharia da UfC Campus de Sobral: COBENGE – XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. UFC, 2013.

KANTORSKI, G.; FLORES, E. G.; SCHMITT, J.; HOFFMANN, I.;BARBOSA, F. Prefição da Evasão em Cursos de Graduação em Instituições Públicas. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016.; XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

PINTO. TecHoje. Disponível em:

http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1303. Acesso em: 03 maio. 2019

ALCÂNTARAS. Biblioteca do Arduino. Disponível em:

https://www.eletronite.com.br/bibliotecas-do-arduino/. Acesso em: 03 maio. 2019

Samesp. Disponível em:

https://www.semesp.org.br/imprensa/migrado13468/. Acesso em: 03 maio. 2019




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-009

Refbacks

  • There are currently no refbacks.