Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de Pernambuco

Authors

  • Eukennya de Araújo
  • Silva Pereira Barbosa
  • Tales Wanderley Vital
  • Maria Gilca Pinto Xavier

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-008

Keywords:

Política Pública, Educação Profissional, Sertão Pernambucano, Modelo de Processo.

Abstract

Os avanços e a expansão do ensino técnico na política de educação profissional de Pernambuco e os incentivos ao ensino médio integral resultaram no aumento da oferta de unidades de Escolas Técnicas Estaduais, e nos últimos anos mais voltado ao interior do estado. Objetiva-se analisar o processo de funcionamento das unidades do Sertão que contemplam cursos de Agroecologia, Agropecuária e Meio Ambiente e verificar a adequação dos cursos ofertados e seus componentes curriculares para o atendimento das demandas produtivas do setor agropecuário destes municípios. O modelo de processo é utilizado para análise de políticas públicas, e neste estudo visa compreender o funcionamento das instituições de ensino técnico para o setor agrícola em relação ao que foi planejado, como está sendo implementado e os agentes participantes desse processo, bem como a execução da política pública. Desta forma, as implicações desta abordagem se dão no alcance dos objetivos da política estadual de educação embasada em um planejamento que segue as etapas de funcionamento das unidades de ensino voltadas à capacitação profissional atrelada a formação educacional básica do estudante no tocante dos potenciais produtivos das localidades onde são ofertados.

 

 

 

 

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Published

2019-09-04

How to Cite

Araújo, E. de, Barbosa, S. P., Vital, T. W., & Xavier, M. G. P. (2019). Análise do funcionamento de unidades de Escola Técnica Estadual do Sertão de Pernambuco / Analysis of the operation of units of State Technical School of Sertão de Pernambuco. Brazilian Journal of Development, 5(9), 13727–13749. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-008

Issue

Section

Original Papers