Saberes no Brasil dos séculos XVI e XVII: Produção e circulação / Knowledge in Brazil XVI and XVII: Production and circulation

Authors

  • Márcia Helena Alvim
  • Sonia Brzozowski

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-123

Keywords:

Saberes, Circulação, Padres Jesuítas

Abstract

Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, através de análise documental de cartas jesuíticas de alguns padres que estiveram na América Portuguesa durante os séculos XVI e XVII, destacando-se a participação destes missionários no processo de produção de conhecimento médico e farmacológico no Brasil, como também nos registros, e circulação destes saberes entre os colégios Jesuítas da Ordem.

O Brasil recebeu no século XVI representantes da Companhia de Jesus, com o propósito de colocar em prática um projeto de catequização indígena, os primeiros jesuítas chegaram às terras brasileiras em 1549, e são responsáveis por grande parte dos registros sobre as terras brasileiras, registros que foram realizados através de diários de expedições e de cartas enviadas a seus superiores eclesiásticos.

Deste modo este estudo tem como objetivo analisar como em meio ao processo colonizador dos portugueses no Brasil, a ação civilizadora dos jesuítas se apropriou dos saberes indígenas, produzindo uma vasta lista de medicamentos, e consequentemente um avanço na área médica, e os meios através dos quais os conhecimentos produzidos na América Portuguesa circularam entre os continentes.

Pretende-se também apresentar elementos documentais que discutam sobre a produção e circulação de conhecimento no Brasil nos séculos XVI e XVII, enfatizar os interesses comerciais dos portugueses também sobre as ervas medicinais, levantar as principais rotas de circulação de saberes nos séculos XVI e XVII.

Estes documentos permitem-nos entender que não só havia uma sistematização do conhecimento médico entre os jesuítas, mas também que havia uma rede de troca não só de saberes médicos, mas de produtos. Quando Loiola criou a Companhia de Jesus, estabeleceu entre as determinações da Ordem como regra, a troca sistemática de cartas, através das quais os jesuítas relatavam suas vivências nas suas áreas de atuação, com o objetivo de que as experiências que pudessem auxiliar outros companheiros das missões.

 

References

BENTO, Viviane. A escrita jesuíta e suas práticas: ciência e produção de medicamentos através da Colecção de Várias Receitas de 1766. XXVIII Simpósio Nacional de História.

Florianópolis, 2015.

BRESCIANI, Carlos. Companhia de Jesus: 450 anos ao serviço do povo brasileiro. São Paulo, Edições Loyola, 1999.

CALAINHO, Daniela Buono. Jesuítas e Medicina no Brasil Colonial. Tempo. Rio de Janeiro, nº 19, 2005.

CARDIM, Fernão. Tratados da terra e gente do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo:

Edusp, 1980.

FLECK, Eliane Cristina Deckmann; POLETTO, Roberto. Circulação e produção de saberes e práticas científicas na América meridional no século XVIII: uma análise do manuscrito Materia medica misionera de Pedro Montenegro (1710). História,Ciências, Saúde – Manguinhos, v.19, n.4,out.-dez. 2012.

GANDAVO, Pero Magalhães. Tratado da Terra do Brasil: história da província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008.

GESTEIRA, Heloísa Meireles. Manuscritos médicos e circulação de ideias nas missões jesuíticas na América. In: Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), 2006, Campinas. Anais eletrônicos.

Campinas: ANPHLAC. p.1-8. 2006.

LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa/Rio de Janeiro:

Livraria Portugália/Civilização Brasileira, v. 1, 1938.

LEITE, Serafim. Artes e Ofícios dos Jesuítas no Brasil (1549 - 1760).Lisboa:Brotéria 1953.

LEITE, Serafim. Serviços de saúde da Companhia de Jesus no Brasil (1544-1760). Lisboa, Typografia do Porto, 1956. Op. cit., nota 29,p. 162-163.Colecção de Varias Receitas, 1766. Op. cit., nota 16, p. 59-60 e 467-469.

MAIA, Patrícia. Práticas de cura no encontro de culturas: jesuítas e a circulação de receitas médicas. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH. São Paulo, julho 2011.

SANTOS, C. Plantas medicinais (herbarium, flora et scientia). São Paulo, 1988.

VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. 1. ed. São Paulo, Ática, 2007.

VEIGA Jr. Valdir. O Olhar dos Primeiros Cronistas da História do Brasil sobre a Copaíba. UFRJ, 2014.

Published

2019-08-28

How to Cite

Alvim, M. H., & Brzozowski, S. (2019). Saberes no Brasil dos séculos XVI e XVII: Produção e circulação / Knowledge in Brazil XVI and XVII: Production and circulation. Brazilian Journal of Development, 5(8), 13079–13085. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-123

Issue

Section

Original Papers