A inovação no ensino/aprendizagem/extensão de engenharia por meio de modernas tecnologias de informação e comunicação / Innovation in teaching/learning/engineering extension through modern information and communication technologies

Lilyanne Rocha Garcez, Ellem Cristiane Morais de Sousa Contente, Elias Simão Assayag

Abstract


Observando a necessidade de maior contato entre a população e temas da engenharia, a Atividade de Extensão “O Engenheiro Responde” desenvolveu canais apropriados em plataformas na internet que utilizam do recurso das mídias sociais para publicar vídeos e curtas matérias visando passar para a comunidade e para os discentes esclarecimentos sobre os temas e problemas do cotidiano voltados as diversas áreas de atuação da engenharia, partindo de questionamentos formulados pela própria comunidade ou propostos pelo coordenador. As respostas às perguntas foram feitas por estudantes da graduação de engenharia civil, professores e por outros profissionais especialistas no tema, contudo, preserva-se a utilização de uma linguagem objetiva com poucos termos técnicos para tornar a compreensão do conteúdo mais acessível a todos os públicos interessados e independente da publicação de vídeos e matérias, uma resposta mais completa é encaminhada diretamente ao autor da pergunta eliminando qualquer dúvida sobre a resposta.


Keywords


Extensão Universitária; O Engenheiro Responde; Ensino de Engenharia

References


GARCIA, B.R.Z. A contribuição da extensão universitária para a formação docente. Tese de doutorado. Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2012.

LEKA, Aline & GRINKRAUT, Melanie. A utilização das redes sociais na educação superior. Revista Primus Vitam Nº 6 – 2º semestre de 2013.

LOPES, C.S.M. & BARCELOS, M.O. Uso de redes sociais virtuais no ensino. Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica – CEFET/MG. 2012. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2012/GT-06/GT06-003.pdf. Acessado em 10/05/2017.

MORAIS, N.S. et al. A Literature Review of the Use of Communication Technologies in Higher Education. Universidade de Aveiro – Portugal. Revista PRISMA.COM, nº 24, p. 162-185. 2014. ISSN: 1646 – 3153.

RIOS, Dara Missão da Silva, & LIMA, José Raimundo Oliveira. A prática da extensão universitária como incentivadora da tecnologia social. Revista Brasileira de Tecnologia Social. DOI: http://dx.doi.org/10.14210/rbts.v3n1.p93-100. 2017.

SILVA, Oberdan Dias da. O que é extensão universitária? Integração III, v.9, p. 148-9, maio/97. Disponível em: Acesso em: 22/05/2017.

ZANCANARO, A.; et al. Redes Sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova. Data Grama Zero - Revista de Informação - Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/artigo_0.pdf. Acesso em: 12/05/2017.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.