Agroindústria de chocolate em unidades de pequeno porte na Bahia / Chocolate agroindustry in small porte units in Bahia

Leonardo Ventura de Araújo, Antonio Carlos de Araújo, Antonio Cesar Costa Zugaib, Adonias de Castro Virgens Filho

Abstract


A pequena agroindústria de chocolate tem sido uma alternativa encontrada pelos produtores para minimizar os efeitos da crise da cacauicultura com a inserção do produtor de matéria prima em um novo segmento da cadeia produtiva. O processamento industrial ocorre a partir das amêndoas até o produto final. Nesta pesquisa foi realizado um estudo exploratório em 12 agroindústrias localizadas em 10 municípios do estado da Bahia, analisando-se algumas características da agroindústria e do empresário. Utilizou-se a técnica de análise tabular e descritiva. Foi concluído que a pequena agroindústria de chocolate é de iniciativa de produtores de faixa etária e nível de educação elevados, que aproveitam, em sua maioria, a matéria prima da própria fazenda, representando uma importante fonte de geração de renda.


Keywords


agroindústria; chocolate; Bahia

References


ARAÚJO, A. C.; SILVA, M. G. C. P. C.; MIDLEJ, R. R.;SILVA, L. M. R.;ARAUJO, L. V.Viabilidade financeira da cultura do açaí para a produção de frutos na microrregião Ilhéus/Itabuna no Estado da Bahia. In: XLVIII Congresso Brasileiro de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2010, Campo Grande. Tecnologias, Desenvolvimento e Integração Social. Brasília: Sober, 2010.

ARAÚJO, A.C. de. Os preços do cacau e suas implicações sobre a economia cacaueira baiana. – Fortaleza: UFC/CCA/DEA, 1997, 94p. (Dissertação de Mestrado).

BAREL, M. Du cacaoauChocolat, l’épopée d’une gourmandize. ÉditionsQuae, 2009.

CEPLAC. Cacauicultor brasileiro trabalha na perspectiva de maior participação de cacau no chocolate. 2015. Disponível emhttp://www.ceplac.gov.br/restrito/lerNoticia.asp?id=2233. Acesso em: 09 de março de 2017.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br. Acesso em 8 de março de 2017.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.