A montagem no filme As Cartas de Iwo Jima / The Picture Montage in the movie The Letters from Iwo Jima

Authors

  • Luiza Pires Bastos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-084

Keywords:

Segunda Guerra Mundial. Clint Eastwood. Montagem. Ilha de Iwo Jima.

Abstract

A Segunda Guerra Mundial é considerada a maior guerra da história da humanidade, levando-a também, a ser um produto muito explorado na indústria de entretenimento. A Guerra de Iwo Jima, que é explorada no filme de Clint Eastwood, foi a primeira batalha travada nas terras japonesas durante a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos pretendia conquistá-la, pois a ilha possibilitava a implantação de uma base área americana que ficaria próxima às demais ilhas do Japão. Com muitos mortos e feridos de ambos os lados, a batalha de Iwo Jima é considerada uma das mais sangrentas da Segunda Guerra Mundial, tendo como figura central o general Tadamichi Kuribayashi, que devido ao seu conhecimento sobre o inimigo montou uma estratégia adequada, fazendo a batalha durar 35 dias. O diretor americano decide gravar o filme sobre as duas perspectivas, americana e japonesa, ambas com enfoque em seus conflitos psicológicos. Na adaptação japonesa vemos o dilema de doar sua vida pelo bem da nação, porém com a dor de não ver mais a família. Para isso, Clint se utiliza muito dos recursos de montagem e, em especial, da iluminação.

 

 

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Published

2019-08-22

How to Cite

Bastos, L. P. (2019). A montagem no filme As Cartas de Iwo Jima / The Picture Montage in the movie The Letters from Iwo Jima. Brazilian Journal of Development, 5(8), 12398–12412. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-084

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Original Papers