Formação integrada na construção civil programa ficc: relato de experiência / Civil construction in civil construction ficc program: experience report

Authors

  • Maria Aridenise Macena Fontenelle
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena
  • Bruno Noronha Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-080

Keywords:

Construção, Práticas educativas, Qualidade de vida.

Abstract

O objetivo deste trabalho é descrever as práticas educacionais sobre o meio ambiente e as condições de trabalho na indústria da construção civil, realizadas em quinze classes de trabalhadores da construção civil, no âmbito do projeto de Construção Integrada da Construção Civil (CCI). O programa de extensão universitária do FICC integra os projetos FICC KNOWLEDGE, FICC SAALTHY e FICC GREEN, respectivamente nas áreas de produtividade e qualidade; saúde do trabalhador e primeiros socorros; e gestão de resíduos no canteiro de obras. Para isso, foi elaborado um plano para a realização das oficinas realizadas com cerca de 150 trabalhadores sobre meio ambiente e condições de trabalho na indústria da construção. Considerando as atividades realizadas em cada encontro, observou-se que os colaboradores participaram das atividades propostas e demonstraram conhecimento sobre os temas abordados.
  

References

AMARAL, L. B. M.; DANTAS, R. G. O.; VASCONCELOS, T. B.; TEIXEIRA, A. E. A.; SANTOS, M. P. A.; MACENA, R. H. M. Ensino de primeiros socorros sobre fraturas: experiência dos acadêmicos de fisioterapia com um grupo de escoteiros. Educação Online, n. 19, p. 100-112, 2015.

AZIZ, R. F.; HAFEZ, S. M. Applying lean thinking in construction and performance improvement. Alexandria Engineering Journal, v. 52, n. 4, p. 679-695, 2013.

CYRINO, E. G.; TORALLES-PEREIRA, M. A. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos Saúde Pública, v. 20, n. 3, p. 780-788, 2004.

FONTENELLE, M. A. M. Oficina Virtual sobre competências didáticas dos gerentes de obras e técnicos de segurança. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

FUJIMOTO, A. Qualificação profissional: formação e treinamento de trabalhadores da construção civil. Campinas: FEC/UNICAMP, 2011.

LIBANEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira Educacional, n. 27, p. 5-24, 2004.

NASCIMENTO, C. P.; ARAUJO, E. S.; MIGUÉIS, M. R. O jogo como atividade: contribuições da teoria histórico-cultural. Psicologia Escolar Educacional, v. 13, n. 2, p. 293-302, 2009.

OLIVEIRA, A. M.S. S.; OLIVEIRA, R. R. Análise da transferência de conhecimento em processos de treinamentos de operários de obras. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia – CONTECC, 2016, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: CONFEA, 2016.

OLIVEIRA, A. M. S. S.; ROMAN, H. R.; BRESSIANI, L. Levantamento de pesquisas nacionais sobre treinamento e formação de operários na contrução civil. Revista Técnico-Científica, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2013.

PANAINO, B. B. F.; PALIARI, J. C. Método de treinamento e capacitação de equipe da construção civil baseado na mentalidade enxuta. In:SIBRAGEC/ELAGEC, 2015, São Carlos. Anais... São Carlos: ANTAC, 2015.

PUENTES, R.V.; LONGAREZI, A. M. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, v. 29, n. 1, 2013.

VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à Aprendizagem. Psicologia Escolar Educional, v. 7, n. 1, p. 11-19, 2003.

Published

2019-08-22

How to Cite

Fontenelle, M. A. M., Macena, R. H. M., & Rodrigues, B. N. (2019). Formação integrada na construção civil programa ficc: relato de experiência / Civil construction in civil construction ficc program: experience report. Brazilian Journal of Development, 5(8), 12354–12363. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-080

Issue

Section

Original Papers