A comunicação pós-fotográfica do projeto de arquitetura na contemporaneidade / Post-photographic communication of the architecture project in contemporary times

Authors

  • Mariana Zancaneli
  • Icaro Chagas
  • Frederico Braida
  • Isabela de Mattos Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-060

Keywords:

Realidade Virtual, Arquitetura, Projeto, Comunicação, Imagem.

Abstract

Este artigo aborda o tema da comunicação do projeto arquitetônico na contemporaneidade. Com isso, parte-se da seguinte questão: como tem se dado a comunicação do projeto arquitetônico na era digital? O principal objetivo é discutir como o paradigma da imagem pós-fotográfica tem influenciado os processos comunicacionais e de representação do projeto de arquitetura na contemporaneidade. Metodologicamente, este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, de revisão de literatura, bem como de uma reflexão sobre os impactos da realidade virtual no campo da expressão e representação do projeto arquitetônico. Ao final, o que se descortina, no âmbito da representação do projeto de arquitetura, é um cenário de transição das representações pré-fotográficas para as pós-fotográficas, fortemente influenciadas pelas dinâmicas da realidade virtual e dos jogos digitais.

 

 

References

BATES-BRKLJAC, Nada. Photorealistic Computer Generated Representations as a Means of Visual Communication of Architectural Schemes in the Contemporary Culture. International Journal of Architectural Computing, [s.l.], v. 10, n. 2, p.185-204, 1 jun. 2012. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1260/1478-0771.10.2.185 >. Acesso em: 19 dez. 2018.

BIOCCA, Frank; LEVY, Mark R. Communication in The Age of Virtual Reality. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1995. 400 p.

BRAIDA, Frederico et al. A Apresentação dos Projetos de Design de Interiores nas Plataformas Digitais. Revista Educação Gráfica, Unesp, Bauru, n.1, v.22, 2018. p.85-97.

BRAIDA, Frederico et al. (Orgs.). 101 conceitos de arquitetura e urbanismo na era digital. São Paulo: Probooks, 2016.

BRYSON, Steve. Virtual reality in scientific visualization. Communications of the Acm, Nova York, v. 5, n. 39, p.62-71, maio 1996. Disponível em: <http://papers.cumincad.org/data/works/att/029b.content.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2019.

CARDOSO, Alexandre et al. Tecnologias e Ferramentas para o Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada. In: CARDOSO, Alexandre. Tecnologias e Ferramentas para o Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada. Recife: Editora Universitária Ufpe, 2007. p. 1-19. Disponível em: <https://www.gprt.ufpe.br/grvm/wp-content/uploads/Publication/Books&Chapters/2007/TecnologiasEFerramentasParaODesenvolvimentoDeSistemasDeRealidadeVirtualeAumentada_TecnologiasParaODesenvolvimento.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2019.

CHING, Francis D. K. Representação Gráfica em Arquitetura. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

CRUZ-NEIRA, Carolina et al. The CAVE: audio visual experience automatic virtual environment. Communications Of The Acm, Nova York, v. 6, n. 35, p.64-72, jun. 1992. Disponível em: <https://www.evl.uic.edu/documents/cacm92-cave-cruz-neira.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2019.

ESTÚDIO BIM. 7 melhores softwares de Realidade Virtual para Arquitetura em 2018. 2018. Disponível em: <http://www.estudiobim.com.br/7-melhores-softwares-de-realidade-virtual-para-arquitetura-em-2018/>. Acesso em: 2 jan. 2019.

FREITAS, Márcia Regina de; RUSCHEL, Regina Coeli. Aplicação de realidade virtual e aumentada em arquitetura. Arquiteturarevista, Campinas, v. 6, n. 2, p.127-135, jun. 2010. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/273863061_Aplicacao_de_realidade_virtual_e_aumentada_em_arquitetura>. Acesso em: 11 jan. 2019.

JACOBSON, Linda. Realidade Virtual em Casa. Rio de Janeiro: Berkeley, 1994.

KELNER, Judith; TEICHRIEB, Veronica. Técnicas de Interação para Ambientes de Realidade Virtual e Aumentada. In: KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petrópolis: Sbc, 2007. p. 52-70. Disponível em: <http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2007_svrps.pdf#page=60>. Acesso em: 16 jan. 2018.

KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson Augusto. Fundamentos de Realidade Virtual e Aumentada. In: KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petrópolis: Sbc, 2007. p. 2-21. Disponível em: <http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2007_svrps.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

LASEAU, Paul. Graphic Thinking for Architects & Designers. 3. ed. Nova York: John Wiley & Sons, 2001. 246 p.

LAWSON, Bryan. O que é projetar? In: ______. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. p. 13-55.

LEGGITT, Jim. Desenho de Arquitetura: Técnicas e Atalhos que Usam Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MAIA, Felipe. Como a realidade virtual está mudando o mercado imobiliário. 2018. Disponível em: < https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/06/como-realidade-virtual-esta-mudando-o-mercado-imobiliario.html>. Acesso em: 02 jan. 2019.

MORAIS, Vinícius. Renderização digital. In: BRAIDA, Frederico et al. (Org.). 101 conceitos de arquitetura e urbanismo na era digital. São Paulo: Probooks, 2016. Cap. 83. p. 174.

NETTO, Antonio Valeio; MACHADO, Liliane dos Santos; OLIVEIRA, Maria Cristina Ferreira de. Realidade Virtual: definições, dispositivos e aplicações. Revista Eletrônica de Iniciação Científica da Sbc, [s.l.], v. 2, n. 2, p.1-33, mar. 2002. Disponível em: <http://www.di.ufpb.br/liliane/publicacoes/2002_reic.pdf>. Acesso em: 20 out. 2018.

O'CONNELL, Kim. A. Quatro dicas para começar a usar realidade virtual na arquitetura. 2017. Traduzido por Camilla Sbeghen. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/802736/quatro-dicas-para-comecar-a-usar-realidade-virtual-na-arquitetura>. Acesso em: 27 set. 2018.

OKEIL, Ahmad. Hybrid Design Environments: immersive and non-immersive architectural design. Journal of Information Technology in Construction – Itcon, 15:202-216, 2010. Disponível em: <http://www.itcon.org/>. Acesso em: 11 jan. 2019.

ROTELLA, Jimmy. Como a realidade virtual transformará para sempre a maneira como projetamos nossos edifícios. 2018. Traduzido por Vinicius Libardoni. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/888624/como-a-realidade-virtual-transformara-para-sempre-a-maneira-como-projetamos-nossos-edificios>. Acesso em: 18 jul. 2018.

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.

SANTAELLA, Lúcia.; NÖTH, Winfried. Os três paradigmas da imagem In: ______. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005. p. 157-186

SBEGHEN, Camila. Ferramenta de VR converte ideias preliminares em espaços na escala 1:1. 2018. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/894162/ferramenta-de-vr-converte-ideias-preliminares-em-espacos-na-escala-1-1>. Acesso em: 15 ago. 2018.

SILVA, Elvan. Uma introdução ao projeto arquitetônico. 2. ed. Porto Alegre: Ed. da Universidade/ufrgs, 1998. 125 p.

SOUZA, Marcio Presente de; IMAI, Cesar.; AZUMA, Maurício Hidemi. Immersive Virtual Reality device to support the house design process. In: Congresso da Sociedade Íbero-americana de Gráfica Digital, 22., São Carlos, 07 a 09 nov. 2018. Anais do XXII Congresso da Sociedade Íbero-americana de Gráfica Digital. São Carlos: Blucher Proceedings, 2018. p. 01-06. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Marcio_Presente_De_Souza/publication/328679555_Immersive_virtual_reality_device_to_support_the_housing_design_process/links/5be4dfd692851c6b27b126d3/Immersive-virtual-reality-device-to-support-the-housing-design-process.pdf >. Acesso em: 02 jan. 2019.

STEELE, James. Arquitectura y revolución digital. México: Ediciones Gustavo Gili, 2001.

STUMPP, Monika Maria et al. A representação gráfica digital na apresentação de projetos de arquitetura: um olhar sob a produção de jovens arquitetos brasileiros. In: Congresso da Sociedade Íbero-americana de Gráfica Digital, 19., Florianópolis, 23 a 27 nov. 2015. Anais do XIX Congresso da Sociedade Íbero-americana de Gráfica Digital. Florianópolis: Blucher Proceedings, 2015. p. 502-505. Disponível em: < http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-representao-grfica-digital-na-apresentao-de-projetos-de-arquitetura-um-olhar-sobre-a-produo-de-jovens-arquitetos-brasileiros-22359 >. Acesso em: 17 dez. 2018.

TORI, Romero; KIRNER, Claudio. Fundamentos de Realidade Virtual. In: TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTO, Robson. Fundamentos e Tecnologia da Realidade Virtual e Aumentada. Belém: Sbc - Sociedade Brasileira de Computação, 2006. p. 2-21. Disponível em: <http://www.ckirner.com/download/capitulos/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2019.

TORI, Romero et al. Jogos e Entretenimento com Realidade Virtual e Aumentada. In: KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petrópolis: Sbc, 2007. p. 192-222. Disponível em: <http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2007_svrps.pdf>. Acesso em: 16 out. 2018.

Published

2019-08-20

How to Cite

Zancaneli, M., Chagas, I., Braida, F., & Ferreira, I. de M. (2019). A comunicação pós-fotográfica do projeto de arquitetura na contemporaneidade / Post-photographic communication of the architecture project in contemporary times. Brazilian Journal of Development, 5(8), 12073–12088. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-060

Issue

Section

Original Papers