Ficha catalográfica dinâmica como recurso educacional para cursos de biblioteconomia / Dynamic catalog sheet as an educational resource for biblioteconomy courses

Graciane Silva Bruzinga Borges, Letícia Dos Santos Miranda, Mariana Freitas Canielo De Carvalho, Celsiane Aline Vieira Araújo, Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan

Abstract


A Ficha Catalográfica é um instrumento utilizado pelos bibliotecários para compilar dados bibliográficos (descritivos e temáticos) de recursos informacionais, tais como livros, para individualizá-los e facilitar a localização de assuntos e de documentos em acervos físicos em diferentes unidades de informação. Este trabalho tem como objetivo a concepção de uma Ficha Catalográfica Dinâmica como recurso educacional a ser utilizado em disciplinas do campo temático da Organização e Tratamento da Informação. Para isso, o referencial teórico foi elaborado com apontamentos sobre o curso de Biblioteconomia e os princípios gerais de seis disciplinas nesse campo: Fundamentos de Organização da Informação; Análise de Assunto; Linguagem de Indexação; Catalogação Descritiva; Classificação Decimal de Dewey e Classificação Decimal Universal, juntamente com as características da Ficha Catalográfica tradicional. A metodologia é composta de cinco fases: 1) planejamento; 2) execução; 3) operação; 4) manutenção; e 5) encerramento, e tem como base uma parceria com o curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e com o Centro de Apoio à Educação a Distância da mesma universidade. Os resultados parciais são positivos, e as ações futuras visam a melhorias quanto ao processo de ensino e aprendizagem sobre ordenação e formatação de dados bibliográficos.

 

 


Keywords


Ficha Catalográfica Dinâmica. Ficha Catalográfica. Recurso Educacional. Organização e Tratamento da Informação. Biblioteconomia.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14274: Informação e Documentação: Trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, p. 7. 2002.

BRASIL. Lei no 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Diário Oficial da Imprensa Nacional, Brasília, DF, 30 out. 2003. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2018.

CORRÊA, R. M. R. Catalogação descritiva no século XXI: um estudo sobre o RDA. 2008. 65f. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.

CUNHA, M. B. da; CAVALCANTI, C. R. de O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008. 451p.

MACHADO, E. C.; VON HELDE, R. R.; COUTO, S. D. Ensino de catalogação: da teoria à prática. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 100-106, jul./dez. 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-055

Refbacks

  • There are currently no refbacks.