O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education

Authors

  • Daniel da Silva Silveira
  • Daniele Amaral Fonseca
  • Débora Pereira Laurino

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-049

Keywords:

ensino superior, formação de professores de matemática, rede de conversação, tecnologias digitais.

Abstract

As tecnologias digitais no âmbito educacional provocam o repensar de conceitos e de práticas relacionadas ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir sobre as compreensões dos professores de matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo na Educação Superior. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação composta por integrantes de um Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias de uma Instituição de Ensino Pública Federal. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana por considerar os pesquisadores como observadores implicados e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, o que resultou em três discursos coletivos denominados: “A tecnologia digital nos processos de ensinar e de aprender”, “Compreensões sobre o uso das tecnologias digitais” e a “Formação permanente no contexto das tecnologias”. Neste artigo analisa-se o discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias, o qual evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas no ensino de Matemática. Percebe-se que a incorporação das tecnologias digitais viabilizando a expressão, o compartilhamento e a produção de ações, emoções e experiências em um coordenar recorrente e recursivo poderá viabilizar uma proposta de formação no espaço universitário que ultrapasse a sala de aula, que potencialize o acesso e a convivência em uma cultura digital trazendo desafios à prática pedagógica em Matemática. Ademais, a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores de matemática que atua no processo formativo.

 

 

References

BATISTA, Silvia Cristina Freitas; BARCELOS, Gilmara Teixeira. Análise do uso do celular no contexto educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-10, 2013.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. O professor de matemática nas escolas de 1.° e 2.° graus. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Educação Matemática. São Paulo: Centauro, 2005.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede - a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

COSTA, Rogério. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2008.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GATTI, Bernardete Angelina. Análise das políticas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Campinas/SP, v. 37, n. 13, p. 57-69, 2013.

KAWASAKI, Teresinha Fumi. Tecnologias na sala de aula de matemática: resistência e mudanças na formação continuada de professores. 2008. 199f. Tese (Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LÂNGARO, André Gatto. Tecnologia e práticas pedagógicas – movimentos e vicissitudes na busca da constituição de uma comunidade de aprendizagem. 2003. 145f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. O Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: Educs, 2005.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MAÇADA, Débora Laurino. Rede virtual de aprendizagem – interação em uma ecologia digital. 158p. Tese. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

MARASCHIN, Cleci. Pesquisar e intervir. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre/RS, v. 16, n. 1, p. 62-77, 2004.

MARIN, Douglas. Professores universitários que usam a tecnologia de informação e comunicação no ensino de matemática: quem são eles?. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 62-77, 2012.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. De máquinas e seres vivos. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido et al. A construção da didática no GT Didática: análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 143-162, 2013.

PELLANDA, Nize Maria Campos. Muito além do jardim: transpondo o conhecimento disciplinar do sujeito moderno. Redes – Economia para o homem e desenvolvimento regional, Santa Cruz do Sul, v. 6, n. 1, p. 127-136, 2001.

PIZZATO, Michelle Camara; MOREIRA, Marco Antonio. A perspectiva epistemológica de Humberto Maturana e suas contribuições para a Didática das Ciências. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, p. 1-13, 2011.

PRETTO, Nelson de Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 24, n. 1, p. 95-118, 2011.

SOUZA JÚNIOR, Arlindo José; MOURA, Éliton Meireles. Constituição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem com Objetos de Aprendizagem. In: OLIVEIRA, Cristiane Coppe; MARIM, Vlademir. Educação Matemática: contextos e práticas docentes. Campinas: Editora Alínea, 2010.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

Published

2019-08-20

How to Cite

Silveira, D. da S., Fonseca, D. A., & Laurino, D. P. (2019). O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education. Brazilian Journal of Development, 5(8), 11880–11895. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-049

Issue

Section

Original Papers