As competências de Clio: narrativa do processo de construção do currículo por competências / Clio's competences: narrative of the curriculum construction process by competences

Clarisse Ismério, Christian Severo, William Rodrigues

Abstract


O presente artigo discorre sobre a criação e implantação do currículo por competências no Curso de História da Urcamp. Tal processo foi fruto de longas horas de estudo, reuniões e discussões entre os membros do NDE do curso, que visavam atender ao projeto institucional da Graduação I. O resultado foi a construção de um currículo diferenciado pautado nas grandes correntes teóricas históricas, cujas competências e habilidades do futuro historiador são construídas sob a perspectiva de metodologias de ensino, que estimulam a problematização do conhecimento e a interdisciplinaridade.

 


Keywords


Currículo, Competências, Construção.

References


BENDER, William N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. São Paulo: Penso, 2015.

BRASIL. Diretrizes Curriculares dos Cursos de História. PARECER CNE/CES 492/2001. Resolução CNE/CES nº 13, de 13 de março de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES132002.pdf

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/0 Acesso em: 04 de maio de 2018.

BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais: a longa duração. Revista de História. N.° 62, Vol. XXX, Abril-Junho, 1965. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422/119736 Acesso em: 15 de maio de 2018.

BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História ou O ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001, p. 51-68.

ELIAS, Norbert. O processo Civilizador. Uma História dos Costumes. Vol. 1, Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

ELIAS, Norbert. O processo Civilizador. Formação do Estado e Civilização. Vol.2, Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos T. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Senac, 2013.

GESSER, Veronica; RANGHETTI, Diva Spezia. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.2, Agosto 2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/6775 Acesso em: 09 de julho de 2019.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

OLIVEIRA, Cássia Araújo de; ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA; Damião Bezerra. Conhecimento e Educação na Pós-modernidade. Revista Margens, 2016. Disponível em:

https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/download/2754/2880 Acesso em: 09 de julho de 2019.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed, 1999.

RICARDO, Elio Carlos. Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 605-628, maio/ago, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742010000200015&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 11 de junho de 2019.

________. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.13, p. 5-13, jan./abr. 2000. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf Acesso em:

SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SEBRAE. Como Elaborar um Plano de Marketing. Sebrae Nacional: 2017. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/como-elaborar-um-plano-de-marketing,084b6484b071b410VgnVCM1000003b74010aRCRD Acesso em: 11 de junho de 2019.

TORRES, Luis Henrique. O conceito de História e Historiografia. BIBLOS. Rio Grande. 8: 53 – 59, 1996.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto

Alegre: Artmed, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-020

Refbacks

  • There are currently no refbacks.