XII encontro nacional de águas urbanas: Programação aplicada ao traçado de redes de distribuição de água envolvendo o autocad e o epanet / XII national meeting of urban waters: Programming applied to the tracing of water distribution networks involving autocad and epanet

Authors

  • José Paulo da Silveira Neto
  • Alessandro de Araújo Bezerra
  • Renata Shirley de Andrade Araújo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-019

Keywords:

Redes de distribuição de água. Traçado. Automação.

Abstract

A composição do traçado de redes de distribuição de água para a execução de simulações hidráulicas no Epanet implica em atividades bastantes repetitivas e que demandam muito esforço por parte do projetista. A automação do traçado apresenta-se como uma solução para esse problema. A ferramenta computacional desenvolvida neste trabalho resultou da interação entre os elementos gráficos do AutoCAD e das linguagens de programação AutoLISP e VBA, tendo como objetivo proporcionar rapidez e confiabilidade na elaboração do traçado de redes de distribuição para a execução de simulações hidráulicas. O programa possibilita uma rápida e dinâmica configuração para inserção dos componentes da rede: trechos, nós, reservatórios e "boosters". O cálculo das cotas é realizado a partir de arquivos de curvas de nível. É possível definir categorias de consumo especiais em nós da rede; o cálculo automático dos consumos nos nós devido à vazão distribuída; a edição dos componentes da rede segundo as necessidades do projeto; e por fim, a exportação da rede para o Epanet, onde serão realizadas as simulações hidráulicas. Todas essas funcionalidades são amparadas por uma interface gráfica clara e informativa que facilita a análise do projeto no AutoCAD.

                                                                                                                                     

 

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. (2017). NBR 12218: projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público. Rio de Janeiro - RJ.

CASTRO, M. A. H. (2004). "Uso conjunto do autocad e do epanet para projeto, simulação e dimensionamento de redes de abastecimento de água" in Anais Eletrônicos do IV Seminário Hispano-Brasileiro sobre Sistemas de Abastecimento Urbano de Água, João Pessoa, Nov. 2004. Disponível em: <http://www.lenhs.ct.ufpb.br/html/downloads/serea/4serea/artigos/uso_conjunto_do_autocad_co.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2017.

GOMES, H. P. (1997). "Dimensionamento de sistemas de abastecimento urbano de água a partir de técnicas de otimização econômica" in Anais Eletrônicos do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Foz do Iguaçu, pp. 1037-1048. Disponível em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/abes97/otimizacion.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017.

KURODA, E. K.; PÁDUA, V. L. de. (2010). "Tubulações e acessórios", in Abastecimento de água para consumo humano. Org. por Heller, L. e Pádua, V. L., 2. ed. UFMG, Belo Horizonte - MG, pp. 693-750.

PORTO, R. M. (2006). Hidráulica Básica. 4. ed. rev. EESC-USP São Carlos - SP, 540 p.

ROSSMAN, L. A. (2000). Epanet 2: Users Manual. U. S. Environmental Protection Agency, Cincinnati - OH. Disponível em: <http://www.innovyze.com/products/epanet/download/P1007WWU.pdf>. Acesso em: 26 mai. 2017.

TSUTIYA, M. T. (2006). Abastecimento de água. 3. ed. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo- SP, 643 p.

Published

2019-08-15

How to Cite

Neto, J. P. da S., Bezerra, A. de A., & Araújo, R. S. de A. (2019). XII encontro nacional de águas urbanas: Programação aplicada ao traçado de redes de distribuição de água envolvendo o autocad e o epanet / XII national meeting of urban waters: Programming applied to the tracing of water distribution networks involving autocad and epanet. Brazilian Journal of Development, 5(8), 11416–11427. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-019

Issue

Section

Original Papers