Avaliação da qualidade da água de abastecimento do campus saúde da cidade universitária José da Silveira Netto, Belém, Pará / Quality assessment of campus supply water health of the university city José da Silveira Netto, Belém, Pará

Authors

  • Lígia Conceição Tavares
  • Ian Rocha de Almeida
  • Éverton Costa Dias
  • Luiza Girard Teixeira
  • Lindemberg Lima Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-017

Keywords:

Qualidade da água, UFPA, abastecimento.

Abstract

Tendo como base as normas e conceitos para obter a melhor qualidade de água para abastecimento e consumo da população, essa pesquisa teve como objetivo avaliar os parâmetros físico-químicos da qualidade da água do Campus Saúde da Cidade Universitária José da Silveira Netto, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém do Pará. A avaliação da qualidade da água foi realizada de forma regular, toda terceira quinta-feira de cada mês, a fim de obter resultados mais precisos acerca da água que abastece o campus, utilizando dados da Estação de Tratamento de Água (ETA) da UFPA como comparativo. Os parâmetros avaliados foram cor aparente, turbidez, condutividade elétrica, temperatura e pH. Estabeleceu-se uma relação entre a distância dos pontos amostras e a ETA, além de correlacionar com as variações temporais. Observou-se que todos os pontos apresentaram valores elevados para as variáveis cor aparente, turbidez e condutividade e que, de modo geral, todos os pontos tiveram o mesmo comportamento com os passar dos meses, sofrendo variações semelhantes. Além disso, as distâncias dos pontos amostrados e a ETA não justificam a elevada concentração das variáveis. Salienta-se a importância de uma avaliação dos parâmetros químicos de qualidade dessa água.

 

 

References

BARRETO, R. L.; PEDREIRA, M. M.; WILL, R. M. M. M. Monitoramento da qualidade da água para consumo humano no estado da Bahia no ano de 2014. Revista Baiana de Saúde Pública. Volume 39, p. 31-40. Salvador, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Portaria 2.914 de 12 de dezembro de 2011 – Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Brasília - DF, 2011.

CATETE, C. P. Investigações ambiental e forense com os métodos geofísicos Radar de penetração do solo, Polarização induzida e Eletrorresistividade no Cemitério do Tapanã, Belém/Pará. Dissertação de Mestrado. Belém, 2010. Disponível em < http://cpgf.ufpa.br/spgf/cpgf2/ger_arquivos/arquivos/TESES%20E%20DISSERTACOES/Cl%C3%ADstenes%20Pamplona%20Catete%20(M).pdf>. Acesso em 23/02/2016.

CETESB, Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo, Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras, Brasília – DF. 2011.

CETESB. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Relatório de Qualidade das Águas Superficiais do Estado de São Paulo. Apêndice D - Significado Ambiental e Sanitário das Variáveis de Qualidade. 2014.

FUNDAÇÃO NACIONAL DE SÁUDE (FUNASA). Manual de controle da qualidade da água para técnicos que trabalham em ETAs. Brasília, 2014.

SÁ, L. L. C. de, JESUS, I. M. de, SANTOS, E. C. O., VALE, E. R., LOUREIRO, E. C. B., SÁ, E. V. de, Qualidade microbiológica da água para consumo humano em duas áreas contempladas com intervenções de saneamento – Belém do Pará, Brasil, Epidemiologia e Serviços de Saúde, volume 15 – Nº 3 – Jul/Set de 2005

TELLES, D. D.; COSTA, R. H. P.G. Reuso da água: Conceitos, teorias e práticas. 2ª Edição. Editora Blucher. São Paulo, 2010.

VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 4ª Edição. Editora UFMG. Belo Horizonte - MG, 2014.

Published

2019-08-15

How to Cite

Tavares, L. C., Almeida, I. R. de, Dias, Éverton C., Teixeira, L. G., & Fernandes, L. L. (2019). Avaliação da qualidade da água de abastecimento do campus saúde da cidade universitária José da Silveira Netto, Belém, Pará / Quality assessment of campus supply water health of the university city José da Silveira Netto, Belém, Pará. Brazilian Journal of Development, 5(8), 11392–11404. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-017

Issue

Section

Original Papers