Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação / Teaching and evaluation of differential and integral calculus in higher education with information and communication tic

Maria Cristina Elyote Marques Santos, Alexandre Boleira Lopo, Paulo César Marques de Andrade Santos

Abstract


O ensino de Cálculo no Ensino Superior apresenta um número crescente de trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. Alguns educadores têm voltado seus objetos de estudo para o ensino superior, pois, uma das grandes dificuldades, especialmente em matemática, está relacionada com a falta de base dos estudantes que ingressam ao ensino superior, o que contribui para o fracasso na aprendizagem de conceitos matemáticos mais abstratos. Ao mesmo tempo, o estudante ao ingressar ao ensino superior se depara ainda com um ensino bastante tradicional, com uma construção mais axiomática, que exige um maior rigor cientifico e formal e estabelecer critérios, muitas vezes, mais rigorosos do que os aplicados durante o ensino médio. Essa pesquisa se direciona na aplicação da TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação, para contornar essas dificuldades. A metodologia consiste em analisar as possibilidades do uso do software on line Symbolab para a aprendizagem de cálculo visando uma aprendizagem significativa. Os resultados indicam que o aplicativo/software possibilita ao estudante de Cálculo uma autoavaliação da sua aprendizagem ao permitir a análise etapa por etapa do cálculo realizado.

 

 


Keywords


matemática superior; software online; cálculo derivativo e integral; autoavaliação.

References


BUSARELLO, Raul Inácio; BIEGINGI, Patricia; ULBRICHT,Vania Ribas. Sobre educação e tecnologia: conceitos e aprendizagem. Organizadores. São Paulo: Pimenta cultural, 2015.

DOS SANTOS RONALDY, Ronaldo Rodrigues; SANTOS, Polyane Alves; IANO, Yuzo. Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral e o Uso de Ferramentas Tecnológicas para o Progresso Educacional no Instituto Federal da Bahia-Campus de Vitória da Conquista. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, v. 6, n. 2, 2018.

VIEGAS, Elissandra de Campos. O uso do Symbolab e MalMath em dispositivos móveis: uma ferramenta prática para o cálculo de integrais duplas.

FROTA, M. C. R.; NASSER, L. Educação matemática no ensino superior: pesquisas e debates. Recife/PE. SBEM, Coleção SBEM, v.5, 2009, 265p.

GIUSTA, A. S. Concepções de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. In: Educação em Revista. Belo Horizonte. V. 29, nº 01. 2013. 17-36p.

LOPO, Alexandre Boleira; SANTOS, Raiane Silva; SANTANA, Leandro Nascimento de. VÍDEOS AULAS NA INTERNET PARA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, I Simpósio Internacional de Tecnologias digitais. 06 e 07 de agosto de 2018. Universidade do Estado da Bahia.

MIRANDA, A. M. As Tecnologias da Informação no Estudo do Cálculo na Perspectiva da Aprendizagem Significativa. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto/MG. 2010. 152p. Disponível em: http://www.ppgedmat.ufop.br/arquivos/dissertacoes_2010/Diss_Anderon.PDF ________. A aprendizagem significativa de limites de funções por estudantes universitários: uma proposta inicial. 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa – 5º ENAS. Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém/PA. Anais. 2014a. pp. 545-554. Disponível em: http://media.wix.com/ugd/75b99d_179630764bd74265b42533be88a500ef.pdf

________. Relações entre a teoria da aprendizagem significativa e o pensamento matemático avançado. 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa – 5º ENAS. Universidade do Estado do Pará – UEPA. Belém/PA. Anais. 2014b. pp. 120-131. Disponível em: http://media.wix.com/ugd/75b99d_179630764bd74265b42533be88a500ef.pdf

MOL, ROGÉRIO SANTOS. Introdução à história da matemática. Belo Horizonte: CAED/UFMG, 2013.

PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. Prefácio. ROCHA, Rodrigo Cardoso; CARVALHO, Victor Augusto Delgado. Aplicativo Iphone para a ferramenta de busca matemática searchonmath. 2015. Monografia. Universidade Federal de Alfenas. Disponível em: < http://www.bcc.unifalmg.edu.br/bibliotecabcc/files/Discentes/Monografias/2015/2015_01/Monografia_RodrigoVict or.pdf>. Acesso em: 27 out. 2017. ROSA, Eliane. O uso da internet para o ensino da matemática. São João Del-Rei 2016. 2017.

RÍOS, Mauricio Andrés Mosquera; IDROBO, Sandra Juliana Vivas. Análisis comparativo de software matemático para la formación de competencias de aprendizaje en cálculo diferencial. Plumilla Educativa, v. 19, n. 1, p. 98-113, 2017.

SANTAROSA, M. C.; MOREIRA, M. A. O cálculo nas aulas de física da UFRGS: um estudo exploratório. In: Investigações em Ensino de Ciências, 16(2), 2011, pp. 317-351. SANTOS, Maria

Cristina Elyote Marques Santos. A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS: uma experiência. In: Revista Terrae et Sardio: Revista do Departamento de Ciências Exatas e da Terra – Universidade do Estado da Bahia. nº 1, 2016. Disponível em http://revistas.uneb.br/index.php/terrae/article/view/3905/3189. Acessado em 15 de fevereiro de 2019.

SYMBOLAB 2.0 APK FOR ANDROID". APK4Fun. September 1, 2015. Retrieved 2015-11- 29.

UNESCO, Brasília. O Futuro da Aprendizagem Móvel–Implicações para planejadores e gestores de políticas. Acessível em http://unesdoc. unesco. org/images/0022/002280/228074POR. pdf, consultado a, v. 10, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-010

Refbacks

  • There are currently no refbacks.