Estratégias de endoarketing e motivação utilizadas por duas agências bancárias do interior do Ceará / Endoarketing and motivation: strategies used by bank agencies of the interior of the state of Ceará

Authors

  • Ailton Batista de Albuquerque Junior
  • Cynthya Adla Gomes de Oliveira
  • Elenice Praciano Pinto
  • Maria Brasilina Saldanha da Silva
  • Vilene Maria Barroso Fernandes de Andrade
  • Edite Batista de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-230

Keywords:

Endomarketing. Marketing Interno. Motivação. Organização Bancária.

Abstract

Este estudo apresenta uma análise das estratégias de endomarketing utilizadas por uma organização bancária no que diz à motivação, possuindo objetivo de analisar a percepção dos colaboradores a respeito das ações de endomarketing e verificar como essas ações influenciam a motivação profissional, buscando responder a seguinte pergunta de pesquisa: como as ações de endomarketing são percebidas pelos colaboradores e de que forma o endomarketing se relaciona com a motivação organizacional? Para isso utilizou-se da pesquisa qualitativa, da pesquisa bibliográfica e estudo de caso, aplicados em duas agências de uma organização bancária. Verificou-se, portanto que o endomarketing é uma eficaz ferramenta motivacional dentro da organização e que sua utilização traz vários benefícios à empresa. Portanto, como resultado da pesquisa oberva-se que a política de motivacional aplicada na organização bancária estimula funcionários e os encoraja a buscar novos desafios. A aplicação dos princípios de marketing interno potencializa o fator motivacional dentro das organizações, bem como, esse estudo busca contribuir para a multiplicação de conhecimentos acadêmicos. Dessa forma, tem-se essa pesquisa como importante para empresa, para os funcionários e para a academia, pois incentiva uma reflexão que agrega valor ao tema escolhido.

 

 

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Published

2019-08-08

How to Cite

Junior, A. B. de A., Oliveira, C. A. G. de, Pinto, E. P., Silva, M. B. S. da, Andrade, V. M. B. F. de, & Albuquerque, E. B. de. (2019). Estratégias de endoarketing e motivação utilizadas por duas agências bancárias do interior do Ceará / Endoarketing and motivation: strategies used by bank agencies of the interior of the state of Ceará. Brazilian Journal of Development, 5(7), 10945–10961. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-230

Issue

Section

Original Papers