A utilização termografia para a melhoria da gestão da manutenção a partir da identificação, à distância, de falhas em equipamentos e sistemas / The use of thermography to improve maintenance management from the remote identification of faults in equipment and systems

Authors

  • Wallysson Klaus Pires Barros Universidade de Pernambuco / Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas (PPGES) http://orcid.org/0000-0003-2754-2793
  • Carlos Frederico Dias Diniz
  • Victor Raphael Souza Araújo
  • Nithyane Rayssa Pires Barros
  • Estéfani Félix Barboza de Menezes Fonceca
  • Júlio Antônio de Oliveira Neto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-263

Keywords:

Radiação infravermelha, Termografia, Sensores, Inspeção, Manutenção.

Abstract

O sistema capaz de proporcionar análise e medição de distribuições térmicas, a partir de radiação infravermelha emitida por objetos, é chamado de termografia. É possível identificar várias áreas de aplicação deste sistema, tais como: medicinal, industrial, engenharias elétrica e civil, entre outras. Seu funcionamento se baseia em sensores capazes de converter o raio infravermelho em um sinal elétrico que é digitalizado e, posteriormente, enviado para comparação de sinais com a calibração, resultando na geração de imagens. Este artigo relata a aplicação e princípio de funcionamento dos sensores térmicos e/ou ópticos associados ao estudo da inspeção termográfica aplicada à gestão da manutenção.

Author Biography

Wallysson Klaus Pires Barros, Universidade de Pernambuco / Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas (PPGES)

Formado em Engenharia Elétrica Eletrotécnica pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) - Universidade de Pernambuco (UPE) e graduando em Licenciatura em Computação na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Concluiu a Bolsa de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) junto ao Projeto intitulado SIG@TRANS - Sistema de Informações Geográficas para Gestão da Segurança Viária, obtendo publicação nos Anais do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG 2015). Concluiu a Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/POLI com o projeto: Uso de Cristais Líquidos na Criação de Direcionadores Multifísicos, projeto que possui o resumo expandido publicado nos Anais da Mostra POLI 2016, foi Premiado como a Melhor Apresentação de IC do Curso de Engenharia Elétrica Eletrotécnica, também na Mostra POLI 2016, e foi aceito para publicação da Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada (REPA). Membro do Grupo de Pesquisa: Fotônica e Eletromagnetismo Aplicado junto à UPE. Possui curso Técnico em Eletrotécnica pelo Centro de Profissionalização e Educação de Pernambuco (CEPEP), com habilitação junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) através do Registro nº 181682938-2. É formado, através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), no curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e é aluno do curso Técnico em Segurança do Trabalho, através do Ensino à Distância da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Concluiu as atividades de Extensão do IFPE Paulista, junto ao Projeto: MOCCA - Modelo de Cadeira Condutória Automatizada. Foi monitor das disciplinas: Química Geral e Instalações Elétricas Industriais no curso de graduação em Engenharia Elétrica Eletrotécnica junto à POLI/UPE e monitor da disciplina: Informática Básica no curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática junto ao IFPE Campus Paulista. Cursa o Mestrado em Engenharia de Sistemas da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE), como aluno regular do PPGES (2017).

References

Congresso Brasileiro de Manutenção, 18º, 2003, Porto Alegre. A situação da manutenção no Brasil: ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção, 2003.

MANEA, Silvio; IHA, Koshun; ROCCO, José A. F. F. Termografia infravermelha: aplicações em defesa. Rev. UNIFA, pp. 23-32, Rio de Janeiro, nov. 2008.

ALTOÉ, Leandra; FILHO, Delly Oliveira. Termografia infravermelha aplicada à inspeção de edifícios. Acta Tecnológica, Vol. 7, Nº 1, 55-59, 2012.

TITMAN, D. J. Applications of thermography in non-destructive testing of structures, NDT&E International, Ames, v. 34, p. 149-154, 2001.

CORTIZO, E.C.; BARBOSA, M. P.; SOUZA, A. L. A. C. Estado da arte da termografia. Fórum Patrimônio: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 158-193, 2008.

TARPANI, J. R; ALMEIDA, E. G. R; SIMÊNCIO, E. C. A; MOTA, L. P; PAZ, J. H. A. A; GUALBERTO, A. R. M; CARDOSO, F. L. A; GATTI, C. A. Inspeção Termográfica de Danos por Impacto em Laminados de Matriz Polimérica Reforçados por Fibras de Carbono. Polímeros: Ciência e Tecnologia, São Carlos, v. 19, n. 4, p. 318-328, 2009.

SYSTEMS, Flir. User’s manual: Flir Exx series. Wilsonville: Flir Systems, 2011. 206 p.

ENGEFAZ, Gestão e Resultado Empresarial. Inspeção Dinâmica: Apostila Termográfica Nível I, p. 2-17, 2005.

INFRATEMP, Soluções para Processos Industriais. Termometria Infravermelha: Teoria Básica, p. 3-9, 2010.

Published

2018-07-11

How to Cite

Barros, W. K. P., Diniz, C. F. D., Araújo, V. R. S., Barros, N. R. P., Fonceca, E. F. B. de M., & Oliveira Neto, J. A. de. (2018). A utilização termografia para a melhoria da gestão da manutenção a partir da identificação, à distância, de falhas em equipamentos e sistemas / The use of thermography to improve maintenance management from the remote identification of faults in equipment and systems. Brazilian Journal of Development, 4(6), 2801–2810. https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-263

Issue

Section

Original Papers