Promoção da saúde na educação básica: um estudo com licenciandos em enfermagem / Health promotion in basic education: a study with undergraduate nursing students

Authors

  • Mônica Mitsue Nakano
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-196

Keywords:

Estudantes de Enfermagem, Promoção da Saúde, Saúde Escolar, Licenciatura em Enfermagem, Educação Básica.

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação dos estudantes de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, no aspecto que se refere à capacitação para atuar na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP. Foram utilizadas questões abertas, por escrito, que foram digitadas na íntegra e procedeu-se à análise temática delineada por Braun e Clarke. Os resultados foram organizados em quatro unidades temáticas: 1. Elementos que contribuíram para a atuação na educação básica - trouxeram diferentes elementos que consideraram ter contribuído em sua formação para a atuação na educação básica, destacando-se: disciplinas específicas, ciclo pedagógico, estágios, subsídios, graduação/curso; 2. Dificuldades de atuação na educação básica – dificuldades relacionadas à operacionalização dos temas, cronograma da escola, indisciplina dos alunos, trabalho com adolescentes, papel de liderança, formas de motivar e lidar com os alunos, superação diante do novo, insegurança, medo, timidez e elaboração do plano de aula com estratégias adequadas ao público; 3. Atividades e metodologias desenvolvidas – trouxeram os temas das atividades: alimentação saudável, violência, drogas, relaxamento, uso de tecnologias, sexualidade/puberdade, cuidados com a voz, autoestima/perspectiva de vida, síndrome de Burnout, higiene pessoal, IST/métodos contraceptivos, relações familiares, mural dos sonhos e gravidez na adolescência; sendo estes trabalhados com alunos e professores, a partir de metodologias ativas; 4. Atuação na Educação Básica - trouxeram como se sentem diante da perspectiva de atuar na educação básica: seguro, muito feliz, alicerçado, preparado, um pouco mais experiente, desmotivado, entusiasmado, mais confiante, parcialmente preparado, capacitado, realizado e próximo de alcançar o sonho, confortável e animado. Assim, destaca-se a importância das disciplinas e estágios de Promoção da Saúde na Educação Básica da estrutura curricular do Curso em foco, para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes dos estudantes, que ampliam a vivência com a realidade e dificuldades presentes na comunidade e especialmente na escola, sendo necessário lidar com os obstáculos e encontrar soluções para os problemas. Tais experiências vêm contribuir para a formação do enfermeiro, inclusive para sua atuação em diferentes espaços, nos quais será importante a visão da intersetorialidade e interdisciplinaridade, propiciada neste contexto de formação.

 

 

References

ANDRADE, L. S.; GONÇALVES, M. F. C. Permanencies and Ruptures in the Training and Professional Performance of Professors in Nursing: Research with Students and Alumni. American Journal of Nursing Research, Vol. 3, No. 2, 2015.

ANDRADE, L. S.; GONÇALVES, M. F. C.; SILVA, M. A. I. O Ciclo Pedagógico e o Aprendizado em Campo de Prática Profissional: Ação e Reflexão na Escola Pública. Revista de Graduação USP Grad +, v. 2, p. 133-136, 2017.

BENITO, G. A. V. et al. Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 65, 2012 .

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação. Resolução CNE/ CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3 (2). pp. 77-101, 2006.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Successful qualitative research: A practical guide for beginners. London: Sage, 2013.

BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 163-177, 2000.

CORREA, A. K. et al . Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 27, n. 3, p. 61-77, 2011.

COSTA, F. S. et al. A Importância da Interface EducaçãoSaúde no Ambiente Escolar como Prática de Promoção da Saúde. Informe-se em promoção da saúde, v.4, n.2. p.30-33, 2008.

EERP/USP. Programa das Disciplinas “Promoção da Saúde na Educação Básica” e “Estágio Curricular Supervisionado em Promoção da Saúde na Educação Básica”. Disponível em <https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=22&codcur=22100&codhab= 4&tipo=N>. Acesso em 2018.

FORTUNA, C. M. et al. “A Produção de Narrativas Crítico-Reflexivas nos Portfólios de Estudantes de Enfermagem”. Rev. Esc. Enferm., USP, São Paulo, vol. 46, n. 2, abr. 2012.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

RASCHE, A. S.; SANTOS, M. S. S. Enfermagem escolar e sua especialização: uma nova ou Antiga Atividade Rev. bras. enferm. , Brasília, v 66, n. 4, agosto de 2013.

SILVA, R. F.; SÁ-CHAVES, I. Formação reflexiva: representações dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Interface-Comunic, Saúde, Educ; v. 12, n. 27, p.721-34, 2008.

SISTON, A. N., VARGAS, L. A. O enfermeiro na escola: práticas educativas na promoção da saúde de escolares. Revista eletrônica Enfermería Global. n.11, 1-14p. 2007.

TURATO, E. R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev Saúde Pública, 2005; 39(3): 507-14

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Published

2019-08-08

How to Cite

Nakano, M. M., & Gonçalves, M. F. C. (2019). Promoção da saúde na educação básica: um estudo com licenciandos em enfermagem / Health promotion in basic education: a study with undergraduate nursing students. Brazilian Journal of Development, 5(7), 10480–10491. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-196

Issue

Section

Original Papers