Institucionalização do ensino a distancia no Brasil – a busca pela legitimação / Distance learning institutionalization in Brazil – seeking legitimation

Authors

  • Gustavo Perri Galegale
  • Débora Richter Brólio

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-184

Keywords:

ead, institucionalização, tdic aplicada a educação, ensino a distância.

Abstract

A presente pesquisa busca levantar as questões inerentes as instituições de ensino superior (ies) brasileiras que oferecem cursos – ou disciplinas – na modalidade de ensino à distância (ead), no que tange à condição da institucionalização do ensino ead, sua necessidade de legitimação perante a sociedade, para que obtenha o reconhecimento e aceitação equivalentes as modalidades de ensino tradicionais.

 

References

ABED (2014). Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Recuperado em 05 abril, 2016, de http://www.abed.org.br/censoead2014/CensoEAD2014_portugues.pdf.

Alves, L. (2011). Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 10, 83-92.

Brasil.(2005). Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 dez. 2005. Recuperado em 10 junho, 2016, de http://www.planal- to.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/ D5622.htm.

Carvalho, A. V. (1999). Aprendizagem organizacional: em tempos de mudança. São Paulo: Pioneira.

Costa, V. M. F., Schaurich, A., Stefanan, A., Sales, E., & Richter, A. (2014). Educação a distância x Educação Presencial: como os alunos percebem as diferentes características. In ESUD-XI - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis.

DiMaggio, P. (1982). The structure of organization fields: an analytical approach and policy implications. In: SUNY-Albany Conference on Organizational Theory and Public Policy.

DiMaggio, P. J., & Powell, W. W. (2005). A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais. RAE-Revista de Administração de Empresas, 45(2), 74-89.

Fachin, R. C.; Mendonça, J. R. C. de. (2003). Selznick: uma visão da vida e da obra dos percursos da perspectiva institucional na teoria organizacional. In: Vieira, M. M. F.; Carvalho, C. A. (Orgs.). Organizações, instituições e poder no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Editora.

Feitosa, D., Yoshikuni, A., Lucas, E., & Albertin, A.. (2014). Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 13(4), 30-42. Recuperado em 10 fevereiro, 2016, de http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000400004&lng=pt&tlng=pt.

Ferreira, J. A. G. (2015). Educação a distância: estudo da mudança organizacional no processo de implantação da modalidade EaD em uma instituição de ensino superior. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Ferreira, M., & Carneiro, T. C. J. (2015). A institucionalização da Educação a Distância no Ensino Superior Público Brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, 19(2), 228-242.

Goulart, D. M. (2013). Analisando a institucionalização. In ESUD-X - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém.

Hawley, A. (1968). Human Ecology. In:SILLS, D. L. (Ed.), International Enciclopedia of the Social Sciences (pp. 328-337). New York, NY: Macmillan.

Hussey, D. E. (1996). Liderando Mudanças Organizacionais. (S. Couto, Trad.). São Paulo: Editora Clio.

Machado-da-Silva, C. L., Walter, S. A., & da Cruz, A. P. C. (2009). Do terroir à globalização: uma análise institucional com base em Mondovino.Perspectivas contemporâneas. In ENANPAD – XXXIII – Encontro da ANPAD. São Paulo.

MEC. (2016). Legislação de Educação a Distância. Recuperado em 05 junho, 2016, de http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/12778-legislacao-de-educacao-a-distancia.

Meyer, J. W; Rowan, B. (1977). Institutionalized organizations: formal structure as myth and ceremony. American Journal of Sociology, v. 83, n. 2, p. 340-363.

Meyer, J.; Scott, W.R. (1992). Organizational environments. Ritual and rationality. London: Sage publications.

Moran, J. M. (2007). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. (2rd ed.). Campinas, SP: Papirus.

Moran, J. M. (2008). O que é educação a distância. Recuperado em 05 junho, 2016, de https://www.researchgate.net/profile/Jose_Moran5/publication/228846830_O_que__educao_a_distncia/links/5539133d0cf247b8587fc8c9.pdf

Moran, J. (2014). A EAD no Brasil: cenário atual e caminhos viáveis de mudança. Recuperado em 05 abril, 2016, de http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/cenario.pdf.

Otsuka, J. L.; Lima, V. S.; Mill, D.R. S. (2011). O modelo de EaD dos cursos de graduação a distância na UFSCar. In: OTSUKA, J. et al. Educação a Distância: formação do estudante virtual (pp. 29-56). São Carlos: EdUFSCar.

Reis, M. C. T., Barbosa, T. R. C. G., Cezar, L. C., & Fonseca Júnior, F. (2014), A Legitimação da Modalidade de Educação Superior a Distância nas Universidades Federais Mineiras: Por uma EaD Institucionalizada. In ENANPAD – XXXVIII – Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro.

Scott, W. R. (2008). Institutions and organizations. (3rd ed.). Thousand Oaks: Sage.

Simon, H. A. (1997). Administrative Behavior: a study of decision-making processes in Administrative Organization. New York: The Free Press.

Simonson, M. (2009). Institutional Policy Issues for Distance Education. Nova Southeastern University, 2009.

Viana, N. (2004). Weber: Tipos de educação e educação burocrática. Guanicuns–Revista da FECHA, (1), 117-132.

Weber, M. (1999). Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. 1. Brasília: UnB.

Zucker, L. G. (1977). The Role of Institutionalization in Cultural Persistence. American Sociological Review. v. 42, p. 726-743.

Published

2019-08-08

How to Cite

Galegale, G. P., & Brólio, D. R. (2019). Institucionalização do ensino a distancia no Brasil – a busca pela legitimação / Distance learning institutionalization in Brazil – seeking legitimation. Brazilian Journal of Development, 5(7), 10271–10283. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-184

Issue

Section

Original Papers