Educação ambiental intermunicipal na conscientização de alunos sobre a preservação do rio do peixe / Intermunicipal environmental education in the conscientization of students on the preservation of the river of the fish

Anderson Martelli, Luís Rogerio Oliveira, Lucas Alan Hamaguti Bernardes de Carvalho, José Carlos Simão Junior, Lucas Delbim, Edgar Manuel Miranda Samudio

Abstract


A responsabilidade, compreensão e atitude são valores indispensáveis em um processo e são virtudes necessárias para combater nossos paradigmas quanto a preservação de nascentes e corpos d’água. A expansão urbana desordenada com a disposição de resíduos sólidos de forma irregular, aliada a atividades industriais e agrícolas são as principais causas da poluição dos rios chegando aos seres humanos, caracterizando um problema de saúde pública. O presente estudo descreve uma ação de educação ambiental intermunicipal com alunos do 4º e 5º ano dos municípios de Itapira-SP e Lindóia-SP, com o desenvolvimento de uma palestra teoria sobre a importância o Rio do Peixe, um corpo d’água interestadual que passa em ambos os municípios e posteriormente uma prática a campo com o plantio de arvores na margem desse rio favorecendo a recomposição ciliar. Os resultados demonstraram que as atividades desenvolvidas caracterizam ações plausíveis no que diz respeito à sensibilização dos jovens e educadores nas questões relativas à preservação desse corpo d’água, assim como, o favorecimento da fauna e flora que compõe o bioma desses dois municípios.


Keywords


Água; Rio do Peixe; Educação ambiental; Itapira; Lindóia.

References


BARBOSA, G. S. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visões, 4ª ed. n. 4, v. 1, Jan/Jun 2008.

CALDA, S. A. B.; SAMUDIO, E. M. M. Água de reuso para fins industriais: Estudo de caso. Revista Brasil para Todos. v. 3, n. 2, 2016.

CUNHA, F. C. Educação ambiental: uma descrição das ações realizadas no município de Cruz das Almas (BA). Revbea, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 76-95, 2018.

COPAÍBA. Rio do Peixe: Situação ambiental da áreas de proteção permanente e ameaças ao manancial. Associação Ambientalista Copaíba, 2010.

DUARTE, M. B. C. P.; SANTOS, M. F. P,; FALCÃO, N. A. M.; SANTOS, A. C. M. O trabalho de campo na recuperação da mata ciliar do Riacho Gulandim. Anais do I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e do IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade. v. 1, n. 1, 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE Cidades: Censo 2010 Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/itapira/panorama> Acesso em 09 de abril, 2019.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/ 2003.

LIMA, Walter de Paula. Hidrologia Florestal aplicada ao manejo de bacias hidrográficas. Piracicaba: Universidade de São Carlos, ESALQ, 2008. p. 29 – 36.

MARTELLI, A. Educação Ambiental como método de favorecimento da arborização urbana do Município de Itapira-SP. REGET - Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, n. 2, mai - ago. p. 1195-1203, 2015.

MARTELLI, A.; MARTELLI, F. P.; OLIVEIRA, J. A. Educação Ambiental em Comemoração ao Dia Mundial da Água no Município de Itapira – SP. Revista de Educomunicação Ambiental. v. 3, n. 2, Julho/Dezembro, 2013.

MARTELLI, A.; CARDOSO, M. M.; VALADARES, A. L. P. Reconstituição da mata ciliar do Ribeirão da Penha município de Itapira – SP e minimização dos gases causadores do efeito estufa. Revista de Educomunicação Ambiental. v. 2, n. 2, Julho/Dezembro, 2012.

MARTELLI, A. Educação ambiental como forma de preservação de uma nascente modelo do município de Itapira–SP. InterEspaço, v. 5, n. 16. p. 01-14 jan./abr. 2019.

OLIVEIRA, H. L. P. R.; AMANCIO, R. C. Disposição inadequada de resíduos sólidos as margens do córrego do Óleo: da nascente do bairro Mansour à foz do rio Uberabinha em Uberlândia /MG. 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, Porto Alegre-RS, 2018.

PELICIONI, A. F. Trajetória do Movimento Ambientalista. In: Curso de gestão ambiental, pg 19. ed. Manole, 2004.

RORATO, G.G., CANTO-DOROW, T.S., RORATO, D.G., ROSITO, J.M. Educação Ambiental e o despertar para a cidadania. Reget. v. 18, n. 2, p. 745-752, 2014.

SANTOS, E.T.A. Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio. Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, 2007.

SANTOS, S. A. M. A excursão como recurso didático no ensino de biologia e educação ambiental. In: VIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 6, 2002, São Paulo: FEUSP, 2002.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, T. O. Aulas de Campo em Ambientes Naturais e Aprendizagem em Ciências – Um Estudo com Alunos do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.

SANTOS, E. C. A.; ARAUJO, L. E.; MARCELINO, A. S. Análise climática da Bacia Hidrográfica do Rio Mamanguape. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 19, n. 1, p. 9–14, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-127

Refbacks

  • There are currently no refbacks.