Introdução ao ensino da física quântica no ensino médio: um relato de experiência / Introduction to the teaching of quantum physics in high school: an experience report

Authors

  • Johnathon Coelho Nunes
  • Ericleiton Rodrigues de Macedo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-114

Keywords:

ensino de física, física quântica, ensino de ciências.

Abstract

No presente trabalho foi realizado um estudo relacionado ao ensino da Física Quântica no âmbito do ensino médio. A abordagem deste tema foi originada a partir da apresentação de um seminário com esta temática como forma de avaliação da disciplina de História da Física do curso superior de Licenciatura em Física do IF Sertão PE campus Petrolina, onde foi discutido o contexto histórico da Mecânica Quântica. Este seminário teve um formato de aula com duração de aproximadamente duas horas e, além de tratar sobre a história, envolveu também um formalismo matemático de fácil entendimento. O objetivo deste trabalho foi de realizar uma adaptação do seminário apresentado para que o conteúdo que denominamos Introdução à Física Quântica fosse abordado em um intervalo de 8 aulas (por turma) em três turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola de referência do estado de Pernambuco, localizada no município de Petrolina.

References

A. H. Compton, Physical Review 21, 483 (1923).

Einstein, A. (1905). Ubereinen Erzeugung und Verwandlung des lichtes betreffenden heuristischen Gesichtspunkt. Annalen der Physik, 17, 132-148.

FAGUNDES, M. B. (1997) Ensinando a dualidade onda-partícula sob uma nova óptica, Dissertação de Mestrado FEUSP/IFUSP, São Paulo.

GOSWAMI, Amit. O universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. Tradução de Ruy Jungmann. 2ª Edição. São Paulo: Aleph, 2007.

Radiação do Corpo Negro. In: Phet Interactive Simulactions. University of Colorado Boulder. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt/simulation/blackbody-spectrum>, Acesso em 21/08/2018.

M. Planck, “Sobre a Lei de Distribuição de Energia no Espectro Normal”, publicado originalmente em Annalen der Physik 4, 553 (1901); traduzido para o Português em Revista Brasileira de Ensino de Física 22, 538 (2000).

PESSOA, O. J. (1997) Interferometria, Revista Brasileira de Ensino de Física, Vol. 19(1) março de 1997, São Paulo.

R.M. Eisberg and R. Resnick Física Quântica (Editora Campus, Rio de Janeiro, 1979).

TERRAZAN, E. A. (1992) A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de Ensino médio, Caderno Catarinense de Ensino de Física, 9(3): 209-214, Santa Catarina - RS.

Wien, W., 1893, “Eine neue Beziehung der Strahlung schwarzer Körper zum zweiten Hauptsatz der Wärmetheorie, ” Sitzugsberichte der preussincher Akademie, pp. 55-62.

W. Wien, On The Division of Energy in the Emission-Spectrum of a Black Body, Phil. Mag. S. 43, 214 (1897). Tradução do Annalen der Physik, 1, vii, p. 662 (1896).

Published

2019-08-08

How to Cite

Nunes, J. C., & Macedo, E. R. de. (2019). Introdução ao ensino da física quântica no ensino médio: um relato de experiência / Introduction to the teaching of quantum physics in high school: an experience report. Brazilian Journal of Development, 5(7), 9163–9169. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-114

Issue

Section

Original Papers