Proposta de melhoria de processos de serviço através das ferramentas lean: Um estudo de caso realizado em uma microempresa de refrigeração / Proposal of improvement of service processes through lean tools: A case study carried out in a micro-enterprise of refrigeration

Authors

  • Marcone Freitas dos Reis
  • Paulo Ricardo de Melo Gomes
  • Marcos dos Santos
  • Angélica Rodrigues de Lima
  • Valéria da Silva Brito

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-112

Keywords:

Lean, Qualidade em serviços, Processos.

Abstract

O setor de serviços é presente no dia-a-dia da sociedade como um todo, pode-se firmar que não se vive mais sem serviços, afinal esta forma a base tanto da economia quanto do bem-estar das pessoas. A sociedade em geral, usufrui de serviços constantemente. A consequência deste uso desenfreado de serviços e a demanda é demasiadamente alta, o que torna a exigência cada vez maior, cabendo às empresas de serviços se adaptarem a esta realidade acelerada, correspondendo com um serviço que surpreenda e conquiste os clientes. Tendo em vista a disputa de espaço no mercado, e a presente insatisfação com os mais variados tipos de serviços, este trabalho propõe melhorias nos processos de prestação de serviços em uma empresa de refrigeração do Rio de Janeiro, com base no conceito lean e de suas ferramentas, buscando através do mapeamento dos processos, entrevista com a liderança da empresa e estudo em campo, encontrar formas de surpreender o cliente apresentando qualidade, e desta forma facilitando a manutenção do bem-estar das pessoas, o seu conforto, e proporcionando a solução para os problemas do dia-a-dia relacionados à refrigeração.

 

 

References

AHLSTROM, P. Lean service operations: translating Lean production principles to service operations - International Journal of Services Technology and Management, 2004.

ARRUDA, I. M.; LUNA, V. M. S. Lean service: a abordagem do Lean System aplicada no setor de serviços. Fortaleza – CE: XXVI ENEGEP, 2006.

ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento – BPM CBOK. 1ª Ed. Brasil: ABPMP, 2013.

ASSOCIAÇÃO SUL BRASILEIRA DE REFRIGERAÇÃO, AR CONDICIONADO, AQUECIMENTO E VENTILAÇÃO. Página eletrônica <http://asbrav.org.br/setor-de-refrigeracao-ar-condicionado-aquecimento-e-ventilacao-projeta-crescimento-de-10-no-pais> Acesso em 22 fev. 2017.

CARLZON, J.; LANGERSTRÖM, T. A hora da verdade. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços - 7ª Ed. Amgh Editora, 2014.

FORTES, C. S. Aplicabilidade de Lean service na melhoria de serviços de tecnologia da informação. Dissertação (Mestrado) – Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

MELO, D. C. A voz dos consumidores em redes sociais: O impacto das reclamações online e os benefícios da gestão de reclamações às empresas. João Pessoa – PB: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016.

NARASAWA, T.; SHOOK, J. Kaizen Express: Fundamentos para a sua jornada lean. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2009.

OHNO, T. Sistema Toyota de Produção, Além da Produção em Larga Escala – Porto Alegre, Editora Bookman, 1997.

PAIM, R. et al. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.

ROTHER, M.; SHOOK, J. Learning to See, Value Stream Mapping to Add Value and Eliminate - Muda, The Lean Enterprise Institute - MA, USA, 1998.

SHINOHARA, I. New Production System: JIT Crossing Industry Boundaries - Productivity Press, 1998.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3. Ed. São Paulo – SP: Atlas, 2009.

VARGAS, M. C.; MESTRIA, M. Eficiência energética em edificações residenciais: Iluminação e Refrigeração. Fortaleza – CE: XXXV Encontro de Engenharia de Produção, 2015.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T.; ROOS, D. A máquina que mudou o mundo - 14. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

Published

2019-08-08

How to Cite

Reis, M. F. dos, Gomes, P. R. de M., Santos, M. dos, Lima, A. R. de, & Brito, V. da S. (2019). Proposta de melhoria de processos de serviço através das ferramentas lean: Um estudo de caso realizado em uma microempresa de refrigeração / Proposal of improvement of service processes through lean tools: A case study carried out in a micro-enterprise of refrigeration. Brazilian Journal of Development, 5(7), 9137–9152. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-112

Issue

Section

Original Papers