Proposta de melhoria de processos de serviço através das ferramentas lean: Um estudo de caso realizado em uma microempresa de refrigeração / Proposal of improvement of service processes through lean tools: A case study carried out in a micro-enterprise of refrigeration

Marcone Freitas dos Reis, Paulo Ricardo de Melo Gomes, Marcos dos Santos, Angélica Rodrigues de Lima, Valéria da Silva Brito

Abstract


O setor de serviços é presente no dia-a-dia da sociedade como um todo, pode-se firmar que não se vive mais sem serviços, afinal esta forma a base tanto da economia quanto do bem-estar das pessoas. A sociedade em geral, usufrui de serviços constantemente. A consequência deste uso desenfreado de serviços e a demanda é demasiadamente alta, o que torna a exigência cada vez maior, cabendo às empresas de serviços se adaptarem a esta realidade acelerada, correspondendo com um serviço que surpreenda e conquiste os clientes. Tendo em vista a disputa de espaço no mercado, e a presente insatisfação com os mais variados tipos de serviços, este trabalho propõe melhorias nos processos de prestação de serviços em uma empresa de refrigeração do Rio de Janeiro, com base no conceito lean e de suas ferramentas, buscando através do mapeamento dos processos, entrevista com a liderança da empresa e estudo em campo, encontrar formas de surpreender o cliente apresentando qualidade, e desta forma facilitando a manutenção do bem-estar das pessoas, o seu conforto, e proporcionando a solução para os problemas do dia-a-dia relacionados à refrigeração.

 

 


Keywords


Lean; Qualidade em serviços; Processos.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-112

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