Estudo das condições ambientais de nascentes próximas a área urbana do município de Umbaúba/Se: visão macroscópica / Study of the environmental conditions of springs near the urban area of the city of Umbaúba/Se: macroscopic view

Roniex da Silveira, José Ediclécio Barbosa dos Santos, Acássia Cristina Souza

Abstract


A água é um bem finito e indissociável da existência de vida no Planeta. Mesmo com essa importância, ela vem passando por diversos problemas mundialmente, que chegam até ocasionar a indisponibilidade para as pessoas, ligados especialmente ao mau gerenciamento e uso das águas. Os rios se enquadram como fontes fornecedoras de água que estão inserido nesse conjunto problemático mencionado. As nascentes exercem uma importante contribuição na “alimentação’ e permanência das águas dos rios. Portanto, necessita de mais atenção. Pensando no papel desempenhado pelas nascentes do município de Umbaúba/SE para a população desse e de outros municípios é que foi realizado, por meio do método de Gomes, Melo e Vale (2005a), do Índice de Impacto Ambiental em Nascentes (IIAN), a análise macroscópica da qualidade de nascentes do entorno da cidade de Umbaúba/SE, objetivando o estudo das condições da qualidade ambiental dessas nascentes, produzindo um conjunto de informações qualitativas úteis ao meio cientifico, aos gestores e a população em geral. Dessa forma constatou-se, que as nascentes estudadas apresentaram elevados níveis de degradação, onde se evidencia a necessidade de ações de intervenção por gestores e pela população no sentido de promover a restauração das mesmas.

 


Keywords


Qualidade, Água, IIAN.

References


BAPTISTA, M.; CARDOSO, A. Rios e cidades: uma longa e sinuosa história. REV. UFMG, 20:124-153, 2013.

BRASIL. Resolução nº 001, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impactos ambientais. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 17 de fevereiro de 1986. Seção 1, p. 2548-2549.

COQUEIJO, S. L. Relação sociedade-natureza: um estudo das nascentes nas comunidades rurais do Vale do Gramame-PB. João Pessoa, UFPB/CCEN, 2014.

GOMES, P. M.; MELO, C.; VALE, V.S. Avaliação de impactos ambientais em nascentes na cidade de Uberlândia-MG: análise macroscópica. Rev Soc & Nat, 32:103 – 120, 2005.

PARAGUASSÚ, L. et al. A influência da urbanização na qualidade das nascentes de parques municipais em Belo Horizonte-MG. In: VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA, 2010, Recife/PE. Anais do... Refice/PE: UFPE, 2010.

PHILIPPI JR, A.; MARTINS, G. Sistema de saneamento básico. In: PHILIPPI JR, A. Saneamento, saúde e ambiente: Fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri, SP, Manoli, 2005. p. 117 – 180.

ROCHA, B. F.; FONSECA, A. R.; SOUSA, F. F. Análise Macroscópica e Parâmetros Microbiológicos de nascentes da área urbana de Cláudio, Minas Gerais, Brasil. Conexão Ci, 12:17-33, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-110

Refbacks

  • There are currently no refbacks.