Um estudo de pressupostos comportamentais nas relações contratuais de serviços de tecnologia de informação (TI) / A study of behavioral assumptions in the contractual relations of information technology services (TI)

Authors

  • Flavia Mayara Segate
  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi
  • Barbara Johann Borges

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-102

Keywords:

Pressupostos comportamentais, Serviços de Tecnologia de Informação (TI), contratos.

Abstract

O setor de serviços relacionados à Tecnologia da informação (TI) tem crescido e apresentado impacto para a economia do País, além ser uma importante ferramenta estratégica para as organizações. Porém, uma das garantia de sucesso da contratação de serviços de TI é a formulação de contratos completos. Assim, analisar a contratação de serviços TI sobre a ótica da Economia de Custo de Transação (ECT) contribui para a eficiência dos arranjos contratuais proposto por Williamson (1985). Nesse sentido, se propõe neste estudo identificar a configuração dos pressupostos comportamentais a partir da relação contratual de terceirização de serviços de TI para o contratante. Para este fim a metodologia aplicada foi o Multicritério em Apoio à Decisão (MCDA), cujo levantamento dos dados para a construção de seus descritores, foi feito a partir de uma pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com três contratantes. Os resultados alcançados demonstram que a racionalidade limitada se configura em desconhecimento da tecnologia adquirida e quantidades necessárias de customizações e usuários e o comportamento oportunista deriva da dependência para com o fornecedor e frequência na transação. Além disso, nota-se a formulação de contratos incompletos que permitem um comportamento oportunista do prestador de serviços de TI.

 

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Published

2019-08-08

How to Cite

Segate, F. M., Igarashi, D. C. C., & Borges, B. J. (2019). Um estudo de pressupostos comportamentais nas relações contratuais de serviços de tecnologia de informação (TI) / A study of behavioral assumptions in the contractual relations of information technology services (TI). Brazilian Journal of Development, 5(7), 8992–9012. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-102

Issue

Section

Original Papers