Um estudo de pressupostos comportamentais nas relações contratuais de serviços de tecnologia de informação (TI) / A study of behavioral assumptions in the contractual relations of information technology services (TI)

Flavia Mayara Segate, Deisy Cristina Corrêa Igarashi, Barbara Johann Borges

Abstract


O setor de serviços relacionados à Tecnologia da informação (TI) tem crescido e apresentado impacto para a economia do País, além ser uma importante ferramenta estratégica para as organizações. Porém, uma das garantia de sucesso da contratação de serviços de TI é a formulação de contratos completos. Assim, analisar a contratação de serviços TI sobre a ótica da Economia de Custo de Transação (ECT) contribui para a eficiência dos arranjos contratuais proposto por Williamson (1985). Nesse sentido, se propõe neste estudo identificar a configuração dos pressupostos comportamentais a partir da relação contratual de terceirização de serviços de TI para o contratante. Para este fim a metodologia aplicada foi o Multicritério em Apoio à Decisão (MCDA), cujo levantamento dos dados para a construção de seus descritores, foi feito a partir de uma pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com três contratantes. Os resultados alcançados demonstram que a racionalidade limitada se configura em desconhecimento da tecnologia adquirida e quantidades necessárias de customizações e usuários e o comportamento oportunista deriva da dependência para com o fornecedor e frequência na transação. Além disso, nota-se a formulação de contratos incompletos que permitem um comportamento oportunista do prestador de serviços de TI.

 


Keywords


Pressupostos comportamentais; Serviços de Tecnologia de Informação (TI); contratos.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-102

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