Perfil do professor de sociologia do ensino médio da rede pública estadual de Picos-PI / Profile of the professor of sociology of high school of the state public network of Picos-PI

Maria das Dôres de Sousa, Márcia Santos Carvalho

Abstract


O presente artigo faz parte de um projeto de pesquisa que busca dar continuidade aos estudos realizados no doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). O fato de o professor de Sociologia do Ensino Médio ser um objeto pouco estudado faz oportuna a realização de mais pesquisas. O objetivo geral da pesquisa é conhecer o processo histórico relativo à institucionalização da Sociologia no Ensino Médio, o saber-fazer e as condições de trabalho dos professores de Sociologia das escolas públicas estaduais da cidade de Picos-PI. Realizamos, nos meses de maio e junho de 2013, visitas à 9ª Gerência Regional de Educação de Picos – PI às escolas e aplicamos um questionário junto aos professores de Sociologia que aceitaram o convite para fazerem parte da pesquisa. O trabalho de campo foi realizado pela pesquisadora e uma aluna bolsista do curso de Pedagogia. O resultado do questionário possibilitou-nos traçar o perfil de tais professores, apresentando novas perspectivas de análise na área do ensino da Sociologia na educação básica.

 

 


Keywords


Perfil do professor de Sociologia. Ensino Médio. Escolas Públicas.

References


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei 9394/96. Brasília, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, MEC – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2000, v. 4. Censo. 2006.

CAVACO, Maria Helena. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, Antônio. Profissão de professor. 2. ed. Porto: Porto, 1999. p. 155-191. (Coleção Ciências da Educação, n. 3).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA – IBGE (Pnad). Pesquisa nacional por amostra de domicílio. [s.l], 2006.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. O ensino de sociologia: insulamento e invisibilidade de uma disciplina. In: FIGUEIREDO. André Videira; OIVEIRA, Luiz Fernandes de; PINTO, Nalayne Mendonça. (Orgs) Sociologia na Sala de aula: reflexões e experiências docentes no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 1012.

SANTOS, Mário Bispo. A sociologia no contexto das representações do ensino médio. . In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier (Org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 131-180.

SILVA, Ileize Luciana Fiorelli. A sociologia no ensino médio, conteúdos e metodologias: perfil no primeiro ano de implantação nas escolas de Londrina e região. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2008.

SOUSA, Maria das Dôres. Identidade e Docência: o saber-fazer do professor de sociologia das escolas públicas estaduais de Picos – PI. 2012. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2012.

TOMAZINI, Daniela Aparecida; GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Sociologia no ensino médio: historicidade e perspectiva da ciência da sociedade. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier (Org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 197-218.

TOMAZI, Nelson Dacio; GOMES, Ana Laudelina Ferreira. Conversa sobre orientações curriculares nacionais (OCNs). Revista Cronos, v. 8, n. 2, p. 591-601, jul.-dez. 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-099

Refbacks

  • There are currently no refbacks.