A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-094.Keywords:
Histologia, métodos de ensino, Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)Abstract
A qualidade do ensino da Histologia depende do contato dos alunos com lâminas histológicas, o que ocorre somente nas aulas de microscopia.
.
Para suprir esta limitação, os docentes de Histologia da Universidade Federal de Pelotas produziram em 2003 um atlas eletrônico contendo fotomicrografias de secções histológicas, com descrição dos tecidos e sistemas estudados. Atualmente, está sendo realizado um projeto para elaborar um novo atlas, mais moderno e interativo. Este trabalho teve como objetivos avaliar a importância do atlas eletrônico “Histologia Básica Interativa” no ensino da Histologia e identificar os principais aspectos a serem melhorados em um novo atlas. Foi aplicado aos alunos que cursaram Histologia em 2017 um questionário através da plataforma Google Forms, o qual foi respondido por 194 alunos. Na avaliação global, 74,2% acharam o atlas ótimo. Com relação ao conteúdo abordado, 80% consideraram-no completo, e 92,3% que facilitou a compreensão da disciplina. A organização do conteúdo foi considerada muito boa por 89,7% dos alunos, e 83,9% acharam o texto de fácil compreensão. As fotografias e os desenhos esquemáticos foram considerados muito bons por 89,7% e 78,4% dos alunos, respectivamente, sendo que 73,7% dos alunos responderam que gostariam de mais desenhos esquemáticos no novo livro. A maioria dos alunos (76,7%) revelou que usava o atlas antes das provas práticas. Quanto às sugestões, predominou a solicitação de mais desenhos esquemáticos acompanhando as fotografias. Foi concluído que o atlas existente ainda é útil aos alunos, mas um atlas mais moderno tecnologicamente será mais atraente aos alunos contemporâneos.
References
ACKERMANN P. The suitability of multimedia resource for teaching undergraduate histology in a developing country. [Tese] Universidade de Pretória, 2004. Disponível em: http:// upetd.up.ac.za/thesis/available/etd-05122005-111220/ unrestricted/07appendix.pdf.
BOUTONNAT, J.; PAULIN, C.; FAURE, C.; COLLE, P.E.; RONOT, X., SEIGNEURIN, D. A pilot study in two French medical schools for teaching histology using virtual microscopy. Morphologie, v.90, n.288, p.21-5, 2006.
COTTER, J.R. Teaching Innovation Award. Center for Teaching and Learning Resources, 2006. Disponível em: http://wings.buffalo.edu/provost/files/awards_teach_inov.htm
DENIZ, H.; CAKIR, H. Design principles for computer-assisted instruction in histology education: An exploratory study. J Sci Educ Technol, v.15, p.399-408, 2006.
DOWNING SW. A multimedia-based histology laboratory course: elimination of the traditional microscope laboratory. Medinfo, v.8, n.2, p.1695, 1995.
HEIDGER JR., P.M.; DEE, F.; CONSOER, D.; LEAVEN, T.; DUNCAN, J.; KREITER, C. Integrated Approach to Teaching and Testing in Histology With Real And Virtual Imaging. Anatomical Record, v.269, p.107-12, 2002
HORTSCH, M. From microscopes to virtual reality – How our teaching of histology is changing. J Cytol Histol, v.4, p.108, 2013.
KUMAR, R.K.; FREEMAN, B.; VELAN, G.M.; PERMENTIER, P.J. Integrating Histology and Histopathology teaching in Practical Classes Using Virtual Slides. The Anatomical Record., v.289B, p.128-33, 2006.
PRATT, R.L. Are we throwing histology out with the microscope? A look at histology from the physician’s perspective. Anat Sci Educ, v.220, p.5-9, 2009.
RHEINGANTZ, M.G.T.; MACHADO, I.G. Histologia Básica Interativa. Livro eletrônico, 2003. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/histologiainterativa/
WEAKER, F.J.; HERBERT, D.C. Transition of a dental histology course from light to virtual microscopy. J Dent Educ, v.73, p.1213-21, 2009.