A importância do atlas virtual no ensino-aprendizagem da Histologia / The importance of the virtual atlas in the teaching-learning of Histology

Maria Gabriela Tavares Rheingantz, Laura Beatriz Oliveira de Oliveira, Luiz Fernando Minello, Rosangela Ferreira Rodrigues

Abstract


A qualidade do ensino da Histologia depende do contato dos alunos com lâminas histológicas, o que ocorre somente nas aulas de microscopia.

.

Para suprir esta limitação, os docentes de Histologia da Universidade Federal de Pelotas produziram em 2003 um atlas eletrônico contendo fotomicrografias de secções histológicas, com descrição dos tecidos e sistemas estudados. Atualmente, está sendo realizado um projeto para elaborar um novo atlas, mais moderno e interativo. Este trabalho teve como objetivos avaliar a importância do atlas eletrônico “Histologia Básica Interativa” no ensino da Histologia e identificar os principais aspectos a serem melhorados em um novo atlas. Foi aplicado aos alunos que cursaram Histologia em 2017 um questionário através da plataforma Google Forms, o qual foi respondido por 194 alunos. Na avaliação global, 74,2% acharam o atlas ótimo. Com relação ao conteúdo abordado, 80% consideraram-no completo, e 92,3% que facilitou a compreensão da disciplina. A organização do conteúdo foi considerada muito boa por 89,7% dos alunos, e 83,9% acharam o texto de fácil compreensão. As fotografias e os desenhos esquemáticos foram considerados muito bons por 89,7% e 78,4% dos alunos, respectivamente, sendo que 73,7% dos alunos responderam que gostariam de mais desenhos esquemáticos no novo livro. A maioria dos alunos (76,7%) revelou que usava o atlas antes das provas práticas. Quanto às sugestões, predominou a solicitação de mais desenhos esquemáticos acompanhando as fotografias. Foi concluído que o atlas existente ainda é útil aos alunos, mas um atlas mais moderno tecnologicamente será mais atraente aos alunos contemporâneos.

 


Keywords


Histologia, métodos de ensino, Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-094.

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