Aplicação do simplex para a otimização de lucratividade de um posto de combustível / Application of simplex for profitability optimization of a fuel station

Authors

  • Milena Rodrigues Pereira
  • Renan Fernandes da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-090

Keywords:

maximizar, pesquisa operacional, solver, programação linear.

Abstract

A pesquisa operacional colabora com as empresas de forma a reduzir os impactos existentes no setor de vendas devido a competitividade atual. Neste enquadramento, aplicou- se a programação linear com o objetivo de maximizar os lucros de um pequeno posto de combustíveis. O estudo baseou-se na quantidade ideal de combustível a necessária mensalmente para atender a demanda mensal e reduzir os pedidos de reabastecimento de 4 para 2. Para tal fim, houve a coleta de dados através do programa proPosto que a empresa utiliza, posteriormente modelou-se o problema, objetivo e restrições, em seguida resolvido no solver programa encontrado no Excel. A solução encontrada representa a melhor quantidade a ser armazenada de cada combustível podendo assim evitar a falta de rotatividade do estoque e maximizar seus lucros.

 

References

OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS DE ESTOQUE POR MEIO DE UM MODELO DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA: UM ESTUDO DE CASO EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEIS NITERÓI AGOSTO / 2016 NAYANA ANTUNES GUIMARÃES ORIENTADOR: ARTUR ALVES PESSOA, D.Sc

FEDERAÇÃO NACIONAL DO COMERCIO DE COMBUSTIVEIA E DE LUMBRIFICANTES, Relatório Anual da Revenda de Combustíveis. Disponível em <<http://www.fecombustiveis.org.br/relatorios/relatorio-anual-da-revenda-de-combustiveis-2017/>> Acesso em: 10 de setembro de 2018.

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS, SRD-PR - Sistema de Registro de Documentos dos Postos Revendedores. Disponível em <http://app.anp.gov.br/srdpr/> Acessado em: 11 de setembro de 23018.

HILLIER, F. S.; LIEBERMAN G. J. Introdução à Pesquisa Operacional. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. FORTES, Bianca Jupiara; RIBEIRO, Roberto Portes; MÜLLER, Felipe Martins (Ed.). Programação Linear: Uma aplicação para a otimização na distribuição de uma empresa de nutrição animal: Heterogeneity of Brazilian agriculture in access to information technologies. Espacios, Caracas, v. 35, n. 11, p.12-12, ago. 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2016.

MONTEVECHI, José Arnaldo Barra. Pesquisa operacional. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2013. MOREIRA, Daniel Augusto. Pesquisa Operacional: curso introdutório. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SILVA, Aneirson Francisco da. Pesquisa operacional: desenvolvimento e otimização de modelos matemáticos por meio da linguagem gams. São Paulo: Unesp, 2013. 126 p. Disponível em: . Acesso em: 16 abril 2016.

SANTOS, R. J. Sh. dos. A gestão ambiental em posto revendedor de combustíveis como instrumento de prevenção de passivos ambientais. 2005. 217f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão do Meio Ambiente) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.

Published

2019-08-08

How to Cite

Pereira, M. R., & Cunha, R. F. da. (2019). Aplicação do simplex para a otimização de lucratividade de um posto de combustível / Application of simplex for profitability optimization of a fuel station. Brazilian Journal of Development, 5(7), 8833–8844. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-090

Issue

Section

Original Papers