Semana de integração de calouros: uma prática de acolhimento / Freshman integration week: a welcoming practice

Anna Cristina Barbosa Dias de Carvalho

Abstract


Este trabalho tem por finalidade apresentar trabalho desenvolvido em uma faculdade de tecnologia. Ele é composto por atividades desenvolvidas com os alunos novatos e as preocupações que esse novo passo na vida pode gerar em sua vida acadêmica.
Os semestres iniciais dos cursos de tecnologia são formados por disciplinas básicas, como: calculo física e eletricidade. Elas exigem dos alunos conhecimentos prévios vindos do ensino básico. Muitos desses alunos possuem uma formação deficitária e por isso desistem do curso nos primeiros semestres.
Para reduzir essa evasão detectada, foi criada a semana de interação do calouro. Ao longo do trabalho serão apresentadas as razões para desenvolver o programa, as etapas do programa e os resultados obtidos até o momento.
Esse projeto começou em 2014  e vem sendo aprimorado a cada semestre.
 

 


Keywords


Calouro; Integração; Evasão.

References


BARDAGI, M., HUTZ, C.S. Evasão Universitária e Serviços de Apoio ao Estudante: uma breve revisão da Literatura Brasileira. Psicologia Revista, PUC, São Paulo, 2005

CARVALHO, A. C.B., KANAYAMA, P., DANTAS, L.J. Semana de Acolhimento ao Calouro: Instrumento de Redução da Evasão e Melhoria do Ensino. XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Cobenge. 27 a 30 de Setembro, UFRN, Natal, 2016.

CRIVELLO JUNIOR, O.; BASTOS FILHO, H. T.A Semana de Recepção aos calouros da universidade de São Paulo. Revista de Graduação da USP, vol 1, n.1, Jul 2016

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PINTO, D.O. Evasão Universitária: Uma visão sobre o problema. Disponível em< https://blog.lyceum.com.br/evasao-universitaria/> Pesquisado em 11 de Junho de 2018.

RODRIGUEZ, A. Fatores de Permanência e Evasão de Estudantes do Ensino Superior Privado Brasileiro – Um Estudo de caso. Caderno de Administração. PUC, V5, n.1, São Paulo, 2011.

SANTOS JUNIOR, J. S., REAL, G. C. M. A Evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990. Sielo, v.22, n.2, p 385-402, jul 2017 Disponível em

ZANONA,R.C. A Competência da Educação Profissional: Fundamentos e Práticas. Dissertação de mestrado, do Programa do Centro Paula Souza de Pós Graduação. Orientador: Prof. Helena Peterossi. Maio, São Paulo, 2015




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-088

Refbacks

  • There are currently no refbacks.