Tecnologias digitais e a formação continuada de professores: avaliando o processo / Digital technologies and continuing teacher education: evaluating the process

Osmar Quim, Cássia Regina Tomanin, Carlinho Viana de Sousa

Abstract


O trabalho objetiva socializar a conclusão da primeira fase do Projeto de Pesquisa “(Re) Pensando a Prática Pedagógica com o auxílio das TDIC” desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, numa escola pública municipal, na cidade de Alto Araguaia – MT, com um grupo de 10 (dez) professores das diversas áreas do conhecimento. O projeto pretende, por meio da metodologia da pesquisa-ação, inserir as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC na prática pedagógica desses professores. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa fundamenta-se na concepção de que uma inovação na prática pedagógica, nesse caso a inclusão das TDIC, necessita de um repensar mais amplo da própria prática, partindo de uma inserção profunda na realidade escolar, de atores que possam contribuir para desencadear o processo de reflexão sistemática sobre o trabalho desenvolvido por esses professores. Entende-se que a inclusão das TDIC deve se dar por meio da abordagem dos conteúdos curriculares, como um recurso agregado à sala de aula e não como um instrumento que só pode ser utilizado em local específico, qual seja, o laboratório de computação da escola. Os dados aqui apresentados referem-se à conclusão da primeira fase da pesquisa finalizada com a realização de uma avaliação formalizada por meio de um formulário em que os envolvidos deveriam construir um texto dissertativo, apontando os avanços e/ou fracassos identificados nessa primeira fase. De modo geral, os professores apontaram avanços significativos, na utilização das TDIC por eles mesmos, na possibilidade de utilizar essas tecnologias com os alunos e, também, na própria formação continuada que permeia toda a extensão do projeto.

 


Keywords


Prática reflexiva; Tecnologias digitais; Formação continuada.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-086

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