Ensaios não destrutivos aplicados na fabricação e recuperação de trocadores de calor casco tubos / Non-destructive tests in the manufacture and recovery of sheel and tube heat exchangers

Alex Sander Chaves da Silva, Vitor Affonso Lopes Silveira, Henrique Carvalho de Souza

Abstract


 

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as técnicas dos ensaios não destrutivos essências, aplicados na fabricação de trocadores de calor casco e tubos. Para tal, será exibida a rotina de inspeção e controle de qualidade praticada pelo autor durante suas atividades de estágio. O primeiro equipamento foi totalmente fabricado pela empresa, um trocador de calor gás-gás em aço carbono bastante robusto. O segundo, em aço inoxidável, chegou na empresa para que fosse realizado um serviço de recuperação do seu feixe tubular. Devida a uma alta taxa de corrosão implementada pela troca térmica entre água e ácido sulfúrico, esse componente foi encontrado em péssimas condições para continuar em operação. A primeira parte deste artigo traz uma revisão bibliográfica sobre como é feito o processo de qualificação da mão de obra nas empresas, já que a fabricação em questão se obteve através da soldagem. Também será apresentada uma breve dissertação sobre os ensaios não destrutivos aplicados, para que se possa identificar as peculiaridades de cada técnica. Adiante, serão detalhadas todas as etapas da execução de cada ensaio e os documentos finais gerados que atestam que o processo de fabricação foi executado de acordo com os padrões contidos nos códigos internacionais.

 

 


Keywords


Fabricação, Trocadores de Calor, Padrões, Inspeção, Ensaios Não Destrutivos

References


AMERICAN NATIONAL STANDARD INSTITUTE (ANSI), ANSI B.36.10 Carbon Steel.

ANDREUCCI, Ricardo. "Ensaio por ultrassom." São Paulo: Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (2003).

BOILER, A. S. M. E.; CODE, Pressure Vessel. Section XI. Rules for inservice inspection of nuclear power plant components, 2001.

Dodd, C. V., and W. E. Deeds. "Analytical solutions to eddy‐current probe‐coil problems." Journal of applied physics 39.6 (1968): 2829-2838.

JÚNIOR, BARKOKÉBAS, et al. "B. et al. Ensaios não destrutivos por líquido penetrante como ferramenta de auxílio à manutenção preditiva de equipamentos de elevação da construção civil." XXX Encontro nacional de engenharia de produção–ENEGEP. São Carlos–SP. Anais (2010).

Marques, Paulo Villani, Paulo José Modenesi, and Alexandre Queiroz Bracarense. Soldagem: fundamentos e tecnologia. Ed. da UFMG, 2005.

Moré, J. D. (2004). Aplicação da lógica Fuzzy na avaliação da confiabilidade humana nos ensaios não destrutivos por ultra-som (Doctoral dissertation, Tese de Doutorado submetida ao programa de pós-graduação de Engenharia Metalúrgica e dos Materiais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE).

TELLES, P. C. S., Materiais para equipamentos de processo, Rio de Janeiro, 6 ed., Editora Interciência, 2003.

TELLES, P. C. S., Vasos de pressão, Rio de Janeiro, 2 ed., Editora LTC, 1996.

Tubular Exchanger Manufacturers Association (TEMA), Standards of Tubular Exchanger Manufacturers Association, 9.ed. TEMA, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-085

Refbacks

  • There are currently no refbacks.