A efetividade nos resultados apresentados com o uso do ciclo PDCA na gestão de resultados de uma instituição financeira / The effectiveness in the results presented with the use of the PDCA cycle in the management of the results of a financial institution

Authors

  • Davson Mansur Irffi Silva Uni BH http://orcid.org/0000-0002-5452-2264
  • Debora Cristina Fernandes Faculdade Pitágoras
  • Diva de Souza Silva Rodrigues Faculdade Pitágoras
  • Jordana de Castro Sousa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n7-229

Keywords:

Ciclo PDCA, Gestão de resultados, qualidade, instituição financeira, ISO 9000.

Abstract

O artigo: A efetividade nos resultados apresentados com o uso do ciclo PDCA na gestão de resultados de uma instituição financeira tem por objetivo geral verificar a aplicabilidade do Ciclo PDCA no gerenciamento das ações laborais numa instituição financeira. Para que seja alcançado esse objetivo, propôs-se realizar o levantamento bibliográfico sobre o tema e suas pertinências, visando a compreensão da sua aplicabilidade em razão dos dados de performance dos funcionários no período de 2016 em relação a ano de 2017. A pergunta problema: O Ciclo PDCA é uma ferramenta colaborativa que cooperará na entrega de resultados em uma instituição financeira na visão do gestor? Atuou sobre a hipótese: O uso do ciclo PDCA torna os resultados de um gestor bancário mais efetivo. A metodologia utilizou a abordagem qualitativa de caráter exploratório, com a aplicação de um questionário com perguntas abertas aplicado junto aos gestores da instituição financeira. A amostra é de quatro colaboradores que atuam no mesmo nível gerencial.

Author Biographies

Davson Mansur Irffi Silva, Uni BH

Doutorando em Educação pela Universidade de Trás-os-Montes Alto Douro (UTAD)/Portugal, Mestre pela Fundação Pedro Leopoldo no Mestrado Profissional em Administração - MPA, com MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton de Paiva e em Ciências Contábeis pela Faculdade Pitágoras. Atua na docência tecnológica e universitária. Foi coordenador dos cursos de Gestão Tecnológica em Logística, Finanças e Marketing no Pitágoras - Cidade Acadêmica/MG e Anhanguera - Unidade Antônio Carlos. Foi coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, unidade Cidade Acadêmica.

Debora Cristina Fernandes, Faculdade Pitágoras

Graduada em Ciências Contábeis. Especialista com MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria. Professora dos cursos de Tecnólogos, bacharelado e pós-graduação. Professora da Faculdade Pitágoras.

Diva de Souza Silva Rodrigues, Faculdade Pitágoras

Graduada no curso Gestão Comercial. Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria. Gerente de contas de uma instituição financeira.

References

ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

BALCEIRO, R.; FIGUEIREDO, P. A gestão de competências nas organizações virtuais. Disponível: www. www.crie.coppe.ufrj.br/ home/artigos/artigo. Acesso em: 23 de abr. 2018.

CALOBA, G.; KLAES, M. Gerenciamento de Projetos com PDCA, São Paulo: Alta Books, 2016.

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. Elsevier: Rio de Janeiro: São Paulo: Anhanguera, 2010.

CURY, A. Organização e métodos: uma visão holística. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

DEMING, W. E. Saia da crise. São Paulo: Futura, 2003.

DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectiva. São Paulo: Atlas, 2009.

E, L. G. Papel estratégico de recursos humanos. Tese de Livre Docência, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, 1987

FALCONI, V. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia- a- dia. 9ª ed., Falcone: São Paulo, 2014.

FLEURY, M. T. L. Modelo de gestão de pessoas por competências. In: curso aberto em Gestão por Competências, 1º, 1999, Anais. São Paulo: PROGEP FIA/FEA-USP, 1999.

IRFFI SILVA, D. M. Gestão do Conhecimento: um mecanismo de maximização de resultados organizacionais. Revista Iniciação Científica, v. 8, p. http://blog.new, 2014.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard–. Rio de Janeiro, Campus, 1997.

LUCINDA, M. A. Qualidade fundamentos e práticas. Brasport: Brasilia, 2010.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, D. P. R. Teoria geral da administração: uma abordagem prática. Atlas: São Paulo, 2008.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review. V. 68, n. 3, p. 79–91, 1990.

QUALYTEAM. Disponível em>http://blog.qualidadesimples.com.br/2015/11/23/conheca-william-edwards-deming-pai-da-evolucao-na-qualidade/< Acesso em 01 mai. 2018.

REVISTA EUROMONEY. O ressurgimento dos mercados internacionais de capitais transfronteiriços. Disponível em https://www.euromoney.com. REVISTA EUROMONEY, 2017. Acesso 05 de maio de 2018.

RIBEIRO, M. E. G. S. O Ciclo de Deming no Modelo de Gestão: um estudo de caso sobre sua adoção na Construtora Camargo Corrêa. Ouro Preto: UFOP, 2005. In: NEVES, T. F. Importância da utilização do ciclo PDCA para garantia da qualidade do produto em uma indústria automobilística. Disponível em: http://www.fmepro.org/XP/editor/assets/DownloadsEPD/TCC_junho2007_ThiagoNeves.pdf. Acesso em 01 mar. 2018.

SANTOS, A. R., et. al. Gestão do conhecimento: uma experiência para o sucesso empresarial. Ed. Universitária Champagnat. Curitiba/PR. 2001.

SIMOES, L. O ciclo PDCA como ferramenta da qualidade total. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2007/trabalho/aceitos/CC04099565629B.pdf. Acesso em: 01 mar de 2018.

WERKEMA, C. Métodos PDCA e DMAIC e suas ferramentas analíticas. 1ª ed., Elsevier: Rio de Janeiro, 2013.

Published

2018-09-16

How to Cite

Irffi Silva, D. M., Fernandes, D. C., Rodrigues, D. de S. S., & Sousa, J. de C. (2018). A efetividade nos resultados apresentados com o uso do ciclo PDCA na gestão de resultados de uma instituição financeira / The effectiveness in the results presented with the use of the PDCA cycle in the management of the results of a financial institution. Brazilian Journal of Development, 4(7), 4066–4080. https://doi.org/10.34117/bjdv4n7-229

Issue

Section

Original Papers