Análise comparativa do atendimento e tecnologia em 2 hotéis nos setores de recepção, reservas e governança / Comparative analysis of service and technology in 2 hotels in the reception, reservation and governance sectors

Lucas Miranda Barreto, Mariana Goncalves, Mateus Alves Da Silva, Mayara Lima Mendes, Raphael Azevedo, Me. Peri da Silva Santana

Abstract


 

No presente trabalho o objetivo geral é um estudo de caso, abordando a evolução e inovação no setor hoteleiro no Brasil, será relatado como os hotéis têm inovado, buscando melhorias nos seus processos, desde a solicitação da reserva, ao atendimento dos hospedes nos hotéis. Será apresentado um estudo comparativo, de 02 hotéis na região central de São Paulo- SP, detalhando, os processos de cada setor desde a solicitação da reserva, ao processo de liberação dos apartamentos, em nenhum dos hotéis foi observado reclamações referente ao uso das ferramentas inovadoras, porém é possível notar ao implementar essas ferramentas toda a experiência vivida pelo cliente no hotel será modificada.

 

 


Keywords


Inovação; Hotelaria; Atendimento; Recepção; Governança.

References


ABIH-SP. Crescimento da Hotelaria nos últimos 3 anos São Paulo, SP, (2018).

ARAUJO, C. Mr. Em Ética e qualidade no turismo do Brasil, 48. São Paulo: Atlas, 2003.

BADARO, R. “O Direito do Turismo através da sua história e sua evolução.” São Paulo, 2005.

CASTELLI, G. “Exelência em Hotelaria.” 69. São Paulo: Qualitymark, 2007.

DOSI, Giovanni. Technological paradigms and technological trajectories. A suggested interpretation of the determinants and directions of technical change. Vol. 11. Research Policy, 1982.

DUARTE, V V. Administração de Sistemas Hoteleiros. São Paulo: Senac, 1996.

Global Hotel Business Index. Mider. 2018. https://www.siteminder.com/r/trends-advice/hotel-insights/siteminders-global-hotel-business-index-2018/ (acesso em 26 de mai de 2019).

LINHARES, G, e P. G. OLIVEIRA. “Turismo e hotelaria em Itabira: uma pequena análise de satisfação dos hóspedes.” Jornal Diário de Itabira, 10 de Junho de 2007: 3.

MARCONI, M. A, e E. M. LAKATOS. “Fundamentos da Metodologia Cientifica.” 6. São Paulo: Atlas, 2009.

OMINIBEES. Ominibees Academy. 15 de abr de 2019. http://academy.omnibees.com/blog/2019/04/como-usar-a-tecnologia-na-hotelaria-na-gestao-de-dados/ (acesso em 25 de mai de 2019).

SOUZA, J. N. S. “O nível de satisfação dos hóspedes em relação ao atendimento no Hotel Pousada da Conquista.” UOL. 29 de nov de 2006. http://artigocientífico.uol.com.br/uploads/artc_1164841163_36.

YIN, R. K. “Estudo de Caso: planejamento e métodos.” 29. Porto Alegre: Bookman, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-077

Refbacks

  • There are currently no refbacks.