Prova de ganho em peso (PGP) de búfalos na Amazônia / Gain weight by weight (PGP) of buffalos in the Amazon

José Ribamar Felipe Marques, Rodrigo Lima Sales, Aloísio Otávio da Silva, José Silva Souza, Amanda de Sousa Matos, Bruno Rafael Marques Miranda, Larissa Coelho Marques

Abstract


A prova de ganho em peso representa um importante instrumento para avaliação da performance animal, como suporte à seleçãoe a utilização do búfaloem provas de desempenho tem como finalidade o melhoramento da espécie, tendo em vista seu crescimento no mercado. O experimento foi conduzido na Central de Biotecnologia de Reprodução Animal - CEBRAN, localizado no município de Castanhal, utilizando11 animais das raças Murrah e Mediterrâneo durante um período de 154 dias. Objetivou-se com este trabalho identificar animais com maior desempenho para serem multiplicadores de material genético. Os animais classificados Elites e Superiores possuem características produtivas acima da média, em comparação aos demais e, potencialmente, podem ser utilizados como reprodutores.

 

 


Keywords


Búfalos, Testes de performance, Melhoramento genético.

References


ALARCÓN, N. S.Búfalos: una alternativa de producción para el departamento Concordia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso.

FARIA,C. U.; PEREIRA, C. F.;SILVA, R. P., PESSOA, D. D.;MAGNABOSCO, C. U.;LÔBO, R. B.Avaliação do componente genético na expressão fenotípica de características produtivas de bovinos nelore submetidos à prova de desempenho. Ciência Animal Brasileira, v. 18, p. 01-09, 2017.

TINEO,J. S. A., RAIDAN,F. S. S., SANTOS,D. C. C., & TORAL,F. L. B. Influência da idade e do peso no início do teste na análise genética de características de crescimento, reprodução e escores visuais de tourinhos Nelore em provas de ganho em peso a pasto. Archivos de zootecnia, v. 65, n. 249, p. 29-34, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-069

Refbacks

  • There are currently no refbacks.