Gestão e modelagem hídrica em bacia hidrográfica do semiárido brasileiro / Water modeling and management in the catchment area of the brazilian semi-arid region

Marcos Airton de Sousa Freitas

Abstract


A modelagem hidrológica em bacias do semiáridos constitui em desafio para o conhecimento da disponibilidade hídrica, tanto para fins de autorização do uso da água, quanto aos aspectos relacionados à operação dos inúmeros reservatórios de usos múltiplos localizados na região semiárido do Nordeste do Brasil. Objetiva-se, com este trabalho, apresentar aspectos da gestão de oferta e demanda de água, bem como de modelagem hidrológica na bacia analisada, em especial, nos períodos de secas extremas.

Keywords


gestão hídrica, demanda hídrica, seca.

References


BERNARDO, S. (1982). Manual de Irrigação. Imprensa Universitária – Universidade Federal de Viçosa. 2ª ed. Viçosa, MG.

FREITAS, M. A. S. (2010). Que Venha a Seca, 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. CBJE. 473p.

LIMA, C. A. G., Curi, W. F. & Curi, R. C. (2000). Marco Regulatório para a Gestão do Sistema Curema-Açu e as Disponibilidades Hídricas do Reservatório Curema-Mãe D’Água, RBRH — Revista Brasileira de Recursos Hídricos Volume 12 n.4 Out/Dez 2007,73-86.

FREITAS, M. A. S., Lopes, A. V. - A Avaliação da Demanda de Água para Irrigação: Aplicação à Bacia do Rio São Francisco, Anais do XIII CONIRD, Juazeiro, 2003.

Resolução ANA nº 399/2004.

Resolução ANA nº 687/2004.

PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS Piranhas-Açu-Diagnóstico, 2014, In: http://piranhasacu.ana.gov.br/produtos/sinteseDiagnostico.pdf




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-053

Refbacks

  • There are currently no refbacks.