Utilização de imagem SRTM para hierarquização dos cursos d’água da bacia hidrográfica do Rio do Pires – Bahia/Brasil / Use of SRTM image for hierarchization of the watercourses of the Pires River Basin - Bahia/Brazil

Gleyton Lopes Barboza Lacerda, Rafael Medeiros de Queiroga, Rayanne Maria Galdino Silva, Ana Cecília Novaes de Sá, Natanael Batista Pereira Alves, Olávio Rocha Neto, Geraldavane Lacerda Lopes

Abstract


As imagens SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) são comumente utilizadas em estudos ambientais das mais diversas especificações, principalmente na área de recursos hídricos e geomorfologia, afim de fomentar a gestão integrada e preservação dos recursos naturais. Para se chegar aos resultados esperados para o estudo utilizou-se técnicas de geoprocessamento.  A imagem SRTM foi retirada gratuitamente do site Earth Explorer, pertencente ao Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e as camadas vetoriais foram obtidas no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A delimitação da bacia, hierarquização dos canais e outras análises relevantes foram feitas através do software QGIS 2.14.11®, que possui um grande número de ferramentas de processamento e tratamento de dados. Entre os resultados encontrados pode-se destacar que a bacia é de ordem 4, o comprimento encontrado para o canal principal foi de 46,13 km e que a rede de drenagem da bacia é do tipo dentrítica. Desse modo, espera-se que o estudo forneça resultados preliminares para análises hidrológicas, geomorfológicas e topográficas, visando diretrizes que conduzam a uma gestão sustentável dos recursos hídricos e todos os outros bens naturais que compõem uma bacia hidrográfica.


Keywords


Diretrizes, Preservação, Recursos Hídricos.

References


CHRISTOFOLETTI, Antônio. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher, 1980.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Geociências. Disponível em: Acesso em: 17 fev. 2018.

MENDES, C. A. B.; CIRILO, J. A. Geoprocessamento em recursos hídricos: princípios, integração e aplicação. Porto Alegre: ABRH, 2001. 536 p.

SILVEIRA, A.L. L. Ciclo hidrológico e bacia hidrográfica. In: TUCCI, C.E.M. (Org.). Hidrologia: ciência e aplicação. São Paulo: EDUSP, 2001. p 35-51.

SOUZA. C. G., et al. Caracterização e manejo integrado de bacias hidrográficas. Belo Horizonte: EMATER, 2002. 124p

STRAHLER, A. N. (1957) “Quantitative analysis of watershed geomorphology”. Transaction of American Geophysical Union, pp. 9 13-920.

TEODORO, Valter Luiz Iost et al. O conceito de bacia hidrográfica e a importância da caracterização morfométrica para o entendimento da dinâmica ambiental local. Revista Brasileira Multidisciplinar, v. 11, n. 1, p. 137-156, 2007.

TUCCI, C. E. M. Hidrologia: ciência e aplicação. 3.ed. Porto Alegre: ABRH, 2004. 943 p.

USGS - UNITED STATES GEOLOGICAL SURVEY. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-044

Refbacks

  • There are currently no refbacks.