Análise da variação pluviométrica do município de Cajazeirinhas-PB a partir de séries históricas / Analysis of the pluviometric variation of the municipality of Cajazeirinhas-PB from historical series

Rayanne Maria Galdino Silva, Gleyton Lopes Barboza Lacerda, Priscilla Gomes Barbosa, Ana Cecília Novaes de Sá, Natanael Batista Pereira Alves, Olávio Rocha Neto, Airton Gonçalves de Oliveira

Abstract


A precipitação é um dos fenômenos do ciclo hidrológico que se refere à água proveniente da condensação do vapor d’água da atmosfera, depositada na superfície terrestre sob a forma de chuva, granizo, neve, geada ou orvalho. Um dos mais importantes fenômenos para os estudos hidrológicos, presentes na engenharia civil e ambiental. A partir do conjunto de dados hidrológicos, denominados como séries históricas, e com o auxílio de modelos matemáticos é possível representar a transformação de chuva em vazão. O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo probabilístico dos dados pluviométricos da cidade de Cajazeirinhas – PB, a partir de uma série de 31 anos. Os dados foram coletados no site hidroweb pertencente a ANA (Agência Nacional de águas) e AESA (Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba). Com base nos resultados percebe-se que o regime de chuvas do município esteve dentro do esperado para as regiões semiárido do Nordeste Brasileiro. Os meses chuvosos se concentraram entre janeiro e maio, com alto desvio padrão e com precipitação média anual de 899,67 mm.

 


Keywords


chuvas, semiárido do Nordeste, precipitação.

References


ALMEIDA, H. A. de. Probabilidade de ocorrência de chuva no Sudeste da Bahia. Ilhéus, CEPLAC/CEPEC. Boletim Técnico n. 182, 32p, 2001.

CAMPOS, Fleming Sena et al. Alternativa de forragem para caprinos e ovinos criados no semiárido. Nutri Time, v. 14, n. 2, p. 5004-5013, 2017.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2018.

NAGHETTINI, Mauro; PINTO, Éber José de Andrade. Hidrologia estatística. Belo Horizonte: CPRM, 2007.

SAGRI. 1996. Levantamento da realidade agrícola do Estado do Pará. EMATER-PA. Série Documentos. vol. 05. 65p.

TUNDISI, José Galizia. Ciclo hidrológico e gerenciamento integrado. Ciência e Cultura, v. 55, n. 4, p. 31-33, 2003.

SILVA, L., ALMEIDA, H. A., COSTA FILHO, J. F. Captação de água de chuvas na zona rural: uma alternativa para a convivência no semiárido nordestino. In: Simpósio de Captação de água de chuvas no semiárido, 5, Teresina, PI. CD-ROM, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-035

Refbacks

  • There are currently no refbacks.