Ensino médio no Brasil: mudanças, propostas e reflexões / High school in Brazil: changes, proposals and reflections

Dimitri Wuo Pereira, Ofélia Maria Marcondes

Abstract


O Ensino Médio no Brasil carece de melhor qualificação para a juventude. Diversos problemas, como: evasão, desinteresse, descontextualização do conteúdo e falta de domínio de conhecimento básicos acabam expressos nos baixos índices atingidos pelos estudantes nas avaliações oficiais do governo nesta fase educacional. Para discutir esse problema, foi realizada uma pesquisa caracterizada como estudo de caso, em uma escola privada do interior do Estado de São Paulo, que desenvolve um processo de revisão curricular no Ensino Médio. Uma entrevista com a coordenadora pedagógica e a análise do projeto escolar foram as informações que permitiram comparar as diretrizes oficiais do governo com a proposta desta instituição. Verificou-se que a autonomia da escola com inspiração em Paulo Freire e o trabalho integrando a comunidade escolar (pais, professores, alunos e funcionários) são caminhos profícuos para a construção do Projeto Político Pedagógico, que neste caso, procura estabelecer relações entre o fazer, o ser e o saber oportunizando uma educação ética, estética e epistemológica visando a aprendizagem integral.


Keywords


Ensino médio, Educação, Currículo.

References


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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-029

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