Aplicação da dinâmica de sistemas na gestão de processos de construção civil – utilização do software vensim / Application of systems dynamics in the management of civil construction processes - use of Vensim software

Gabriela Oliveira Bernardo, José Ronaldo Tavares Santos, Cleiton Geraldo Mendes Miranda

Abstract


Este artigo tem como objetivo propor a utilização da metodologia Dinâmica de Sistemas na simulação de processos oferecendo uma alternativa de gerenciamento da construção civil em um estudo de caso através da análise da situação do modelo de gestão atual e suas dificuldades, partindo da hipótese de tratar-se de um processo de sistema dinâmico com relação de causa e efeito, retroalimentações, fluxos entre as variáveis e atrasos. A ineficiente execução dos projetos de construção pode resultar em prejuízos ambientais e econômicos, afetando a competitividade e a qualidade de vida. O modelo mostrou- se satisfatório ao objetivo proposto, apresentando resultados significativos e satisfatórios nas simulações do processo de gestão do estudo de caso


Keywords


Dinâmica de sistemas, processos de construção civil, modelagem, simulação.

References


ARAUJO, A.F., A Aplicação da Metodologia de Produção Mais Limpa: Estudo em Uma Empresa do Setor de Construção Civil. UFSC. Florianópolis, SC, 2002.

ASSUMPÇÃO, J. F. P.; JR. J. R. L. Gerenciamento de empreendimentos na construção civil: modelo para planejamento estratégico da produção de edifícios. São Paulo: EPUSP, 1996. 37p. -- (Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil, BT/PCC/173).

CHAIM, R. M., Modelagem, Simulação e Dinâmica de Sistemas. Gestão da Segurança da Informação e Comunicações. CEGSIC. V 1.1. 2011.

CHWIF, L.; MEDINA, A. C. Modelagem e Simulação de Eventos Discretos: Teoria e Aplicações. 4ª edição. São Paulo: Elsevier Brasil, 2014. 320 p.

GALARZA, L.H.W.; GOMEZ, S.T.R.; GARCEZ, E.O.; CORREA, E.C.; PORRAS, A.C.; FORERO, I.H.

Modelo dinâmico de sistemas para o gerenciamento de resíduos da construção civil na cidade de Porto Alegre: estudo de caso. Eng Sanit Ambient. v.20 n.3.jul/set 2015. 463-474.

GARCÍA. J. M. Theory and Practical Exercises of System Dynamics. 6 ed. Barcelona - Spain. 2009. 294 p.

GOH, H. H. et al. Renewable energy project: Project management, challenges and risk. Renewable and Sustainable Energy Reviews, n. 18, p. 917-932, jul. 2014.

MOTTA, S.R.F.; AGUILAR, M.T.P., Sustentabilidade e processos de projetos de edificações. Gestão e Tecnologia de Projetos. Vol.4, n.1. MG. 2009.

RESENDE, C.C.R., Atrasos de Obra Devido a Problemas no Gerenciamento. UFRJ. Rio de Janeiro, 2013.

REIS, C. J. L.; SEIXAS, R. D. M.; SILVA, G. B. D.; MAUÉS, L. M. F.; DUARTE, A. A.A. M. Identificação

das Causas de Atrasos de Obras: Um Estudo de Caso na Região Metropolitana de Belém. XVI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. SP. 2016.

RISTIC, O.; IRICANIN, B. D.; MIJAILOVIC, V. Dynamic Modeling and Simulation of Power Transformer Maintenance Costs. Serbian journal of electrical engineering. Vol. 13, No. 2, June 2016, 285-299.

SANTOS, D.G., Modelo de Gestão de Processos na Construção Civil para Identificação de Atividades Facilitadoras. UFSC. Florianópolis, SC. 2004.

SESI E O DESENVOLVIMENTOSUSTENTÁVEL. Serviço Social da Indústria. Departamento Nacional. Brasília. SESI/DN, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-025

Refbacks

  • There are currently no refbacks.