A educação a distância na formação continuada de competências de técnicos administrativos em uma instituição de ensino superior / Distance education in the continuing training of administrative technician skills in a higher education institution

Graziany Santiago Amorim Araújo, Renato Luiz Vieira de Carvalho, José de Lima Albuquerque, Andressa Pacífico Franco Quevedo, Eduardo Nascimento de Arruda

Abstract


Atualmente, os profissionais enfrentam dificuldades em relação ao acesso à formação continuada, dessa forma a Educação a Distância (EAD), constitui uma estratégia para a educação permanente frente às novas tecnologias e como uma inovação pedagógica na educação, permitindo o desenvolvimento de ferramentas de gestão e treinamento. A Educação a Distância via Internet (EADI) nasceu como uma possibilidade para a capacitação de colaboradores nas organizações (SALAS et al, 2002; ROSENBERG, 2002). Esta pesquisa  tem por objetivo analisar como as metodologias e ferramentas de EAD podem contribuir para os treinamentos e capacitações dos colaboradores técnico-administrativos em uma Instituição de Ensino Superior privada. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, aplicada e quanto a definição dos objetivos configura-se como descritiva. Será realizada em uma IES junto aos técnicos administrativos. É uma IES privada que oferece cursos tecnológicos, bacharelados, licenciaturas e cursos de pós-graduação na modalidade lato sensu. Localiza-se na cidade de Timon -MA, e atua no mercado educacional há 13 anos. Possuí 103 funcionários, distribuídos em: 82 professores, 10 técnicos administrativos, 06 funcionários de nível elementar e 05 diretores. Pode-se inferir preliminarmente que a educação a distância potencializa a formação continuada, especialmente em função das especificidades de instituições privadas, onde o tempo é um fator que favorece esta modalidade de ensino. Além da possibilidade de redução de custos, com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem onde são utilizadas ferramentas síncronas e assíncronas.


Keywords


Educação a Distância, Formação Continuada, Técnicos Administrativos, Instituição de Ensino Superior.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-012

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