Conhecimento especializado para ensinar Cálculo: um panorama da produção do COBENGE 2012-2017 / Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge of Calculus: a landscape of COBENGE production (2012-2017)

Jeferson Gomes Moriel Junior, André Pereira de Alencar

Abstract


O objetivo deste artigo é estabelecer um panorama de conhecimentos especializados que professores podem (ou devem) ter sobre Cálculo Diferencial e Integral, seu ensino e sua aprendizagem a partir das produções do Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE) entre 2012 e 2017. O fundamento teórico é o Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) que caracteriza o conhecimento profissional específico e especializado que possui (ou deve possuir) um professor para ensinar matemática. A metodologia qualitativa inclui análise de conteúdo, leituras sucessivas, comparações sistemáticas e um instrumento de análise MTSK. Os resultados evidenciam um panorama de 147 conhecimentos especializados para ensinar Cálculo a partir de 39 trabalhos, no qual se destacou: (i) forte relação entre MTSK e os artigos temática relativa a aprendizagem discente, (ii) ênfase no ensino com foco no professor, suas propostas, ferramentas e tecnologia, (iii) conhecer o conteúdo matemático é necessário, mas não suficiente para ensinar e fazer aprender Cálculo e (iv) novas pesquisas devem ser feitas para investigar as lacunas identificadas nos artigos em relação alguns subdomínios MTSK.


Keywords


MTSK; Conhecimento especializado de professores de Matemática; COBENGE; Panorama; Cálculo Diferencial e Integral.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-010

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