A música como a arte do ensinar e aprender: uma proposta / Music as the art of teaching and learning: a proposal

Mônica de Fátima Guedes de Oliveira, Azenaite Maria Miranda, Azenilda Maria Miranda

Abstract


O artigo apresenta o uso da música no espaço escolar como proposta metodológica para a educação infantil. A atividade do uso da música objetiva comprovar junto ao alunado a capacidade de que a musicalidade tem de colaborar para construir valores éticos e sociais. A Educação por meio da música eleva o desenvolvimento do indivíduo porque, como sabemos, toda pessoa é um ser social, pois vive em sociedade e também tem a capacidade de produzir cultura. A linguagem musical na escola, faz com que o aluno apreenda os mais diversos ritmos musicais presentes na nossa cultura. Buscamos respaldo nessa proposta de atividade com a música na BNCC (2016) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2018). Para que essa proposta fosse elaborada, partimos inicialmente do dialógo com os professores, discutindo e planejando as ações que desenvolvemos na escola e como resultado avaliamos seguindo os critérios de compreensão da musicalidade como produto cultural e histórico.


Keywords


escola, música, criança, aprender.

References


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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-005

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