O protagonismo discente na construção de jogos didáticos sustentáveis sobre os vertebrados / The student protagonism in the construction of sustainable didactic games about vertebrates

Maria Luiza da Silva

Abstract


Esta pesquisa apresenta a produção de quatro jogos didáticos sobre o tema vertebrados por alunos de uma turma de 7º ano a partir de materiais reutilizados. A proposta da confecção do jogo foi apresentada para que os estudantes pudessem ser autores de seus conhecimentos, além de despertar uma consciência ambiental do destino dos produtos que se consome e de ser uma alternativa de baixo custo que pode ser desenvolvido com outros temas, uma vez que muitas escolas públicas não dispõem de materiais didáticos diferenciados. A partir dessa análise verificou-se que quando impulsionados, os alunos podem ir além do esperado, pois os mesmos foram em busca de informações do tema que não havia sido solicitada. Isso implica em mais autonomia e liberdade ao aluno, para que o mesmo aprofunde o saber e não se torne dependente do professor, pois o discente também é encarregado pelo seu aprendizado devendo este ir atrás do conhecimento e não ficar numa condição passiva a espera pelo docente. Observou-se também uma compreensão a respeito da sustentabilidade, em razão de todos os produtos didáticos terem sido feitos a partir de objetos que seriam descartados, passando a ter um novo olhar sobre o reaproveitamento. Logo, o intuito desse objeto de pesquisa foi alcançado devido ao duplo empenho dos sujeitos envolvidos, o que é primordial para um trabalho bem sucedido em sala de aula.

 


Keywords


aprendizado, consciência ambiental, jogos didáticos, materiais reutilizados.

References


BERNARDO, R. C. F. et al. A importância dos jogos didáticos como ferramenta pedagógica nas aulas de biologia. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. Anais... Natal: Editora Realize, 2016. v. 1, ISSN 2358-8829. Disponível em: . Acesso em: 18 de ago. 2018.

CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 47-60, 2003. Disponível em:

. Acesso em: 18 de ago. 2018.

CASTRO, B. J.; COSTA, P. C. F. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de química no ensino fundamental segundo o contexto da aprendizagem significativa. Revista Electrónica de Investigación en Educación em Ciencias, v. 6, n. 2. p. 1-13, dez. 2011.

CATHOLICO, R. A. R. Estratégia de ensino em curso técnico a partir dos estilos de aprendizagem de Felder-Soloma. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo.

LEGEY, A. P. et al. Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 5, n. 3, p. 49-82. 2012.

LOPES, F. M.; NUNES, A. N. Reutilização de materiais recicláveis para incentivo à educação ambiental e auxílio ao ensino didático de ciências em um colégio estadual de Anápolis – GO. Revista de Educação. v. 13, n. 15, p. 87-103. 2010.

NETA, S. A. L.; CASTRO, D. L. Teorias da aprendizagem: fundamentos do uso dos jogos no ensino de ciências. Revista Ciências & Ideias. v. 8, n. 2, p. 195-204. 2017.

ROZEMBERG, E. Entenda qual é o papel do aluno dentro da sala de aula. 2018. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2018.

SANTOS, D. R.; BOCCARDO, L.; RAZERA, J. C. C. Uma experiência lúdica no ensino de ciências sobre insetos. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 50, n. 7, p. 1-3, 2009.

SANTOS, G. M. T.; FELICETTI, V. L. A importância do comprometimento do estudante com a sua aprendizagem: discursos discente e docente da educação profissional. In: XI Congresso Nacional de Educação / II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, PUCPR. Anais... Curitiba: Editora Champagnat, 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 de ago. 2018.

SILVA, E. G. et al. Jogos interativos: uma abordagem metodológica para auxiliar no processo ensino aprendizagem dos alunos do 6º e 7º anos na Escola Campos Sales em Juscimeira / MT. Revista Monografias Ambientais. v. 14, p. 23-40, 2015.

SILVA, M. H. F. M. A formação e o papel do aluno em sala de aula na atualidade. 2011. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Paraná.

SINGER, H. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escola. In: LOVATO, A.; YIRULA, C. P.; FRANZIM, R. (Org.). Protagonismo: a potência de ação da comunidade escolar. 1. ed. São Paulo: Ashoka / Alana, 2017. p. 14-21.

SOARES, V. F. et al. Oficina com materiais reutilizáveis: construindo jogos lúdicos. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Natal. Anais... Natal: Editora Realize, 2015. v. 1, ISSN 2358-8829

VENTURA, J. P.; RAMANHOLE, S. K. S.; MOULIN, M. M. A importância do uso de jogos didáticos como método facilitador de aprendizagem. In: XX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XVI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, X INIC Jr, VI INID, UNIVAP. Anais... São José dos Campos, p. 1-5, 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-182

Refbacks

  • There are currently no refbacks.