Dessedentação de suínos: pegada hídrica como indicador de consumo em uma propriedade rural Catarinense / Dessedentação de suínos: water footprint as indicator of consumption in a rural property of Santa Catarina

Authors

  • Anilce de Araújo Bretas
  • Alessandro Costa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-181

Keywords:

gestão de recurso hídrico, crescimento-terminação.

Abstract

A pegada hídrica é um indicador do consumo de água de pessoas e produtos, sendo definida como volume de água doce total usada durante a produção e o consumo direto e indireto nesse processo, também usada como em diversas partes do mundo (FENG et al.; 2011).O presente trabalho tem como objetivo utilizar o método da pegada hídrica somente no cálculo de consumo de água para dessedentação dos suínos nos períodos de verão e inverno em uma suinocultura situada na área rural da cidade de Braço do Norte, SC. O experimento foi conduzido nas fases de crescimento-terminação e lactação na suinocultura de ciclo completo, no período de março a julho de 2018. Foram utilizados 720 animais, sendo machos castrados e fêmeas separados por sexo a partir dos 10 kg de peso vivo até o abate e 350 fêmeas em período de lactação de 28 dias, utilizando bebedouro nipple automático. Foram usados quatro hidrômetros instalados via encanamento nas baias para a mensuração média do consumo de água com medidores de vazão de água por m3. A mensuração do consumo de água foi obtida por meio da leitura diária dos hidrômetros nas baias nos períodos de verão e inverno, posteriormente os dados foram calculados e confrontados com a literatura nomeada como referência de verão e inverno. O cálculo do consumo de água diário foi realizado dividindo a vazão da água consumida pelo número de animais por baia, transformando em litros de água, uma vez que a marcação do hidrômetro é apresentada em m3. Para o cálculo da água consumida para dessendentação dos animais (CAD) foi considerado consumo de água, em média, de cada grupo de suíno até abate e durante o período de lactação: CAD = CA x CDA x DV, onde CA (número de cabeças abatidas), CDA (consumo médio de água em m3 dos suínos) e DV (número de dias até o abate), posteriormente os dados foram comparados com outros obtidos na literatura. Animais dessedentados ad libitum aos 25 kg de PV na fase de crescimento apresentaram consumo médio de 2 L/dia e na terminação consumo médio 6 L/dia aos 110 kg de PV (NAGAI et al.; 1994).  A pegada hídrica na produção de 1 kg de carne de suíno em média global de 4.800 L de água (HOESTRA et al.; 2011). Nesta propriedade com o mesmo tempo de abate e peso de carcaça obteve valor de 2,90% no verão e 1,10% no inverno superior ao consumo de água para dessedentação quando comparado com os dados do autor citado.O valor de pegada hídrica para dessendentação dos suínos mantidos em confinamento conforme o intervalo de peso vivo (Kg) sugere uma nova visão de planejamento e gestão de recursos hídricos que poderá ser utilizado de forma que esse recurso seja otimizado durante o processo produtivo.

References

BODMAN, G.R. Evaluation of housing and environmental adequacy: Principles and concepts. Cooperative Extension at the University of Nebraska, Lincoln, 1994. 28p.

CHAPAGAIN, A. K.; HOEKSTRA, A. Y. Virtual Water Flows Between Nations inRelation to Trade in Livestock and Livestock Products. Netherlands: Unesco- IHE, 2003. 45p.

EMBRAPA, Suínos: o Produtor Pergunta a EMBRAPA Responde. Brasília, 1998. 243p.

FENG, K.; SIU, Y. L.; GUAN, D.; HUBACEK, K. Assessing regional virtual water flows and water footprints in the Yellow River Basin, China: A consumption based approach. Applied Geography, v.32, p.691-701, 2011.

HOEKSTRA, A. Y.; CHAPAGAIN, A. K.; ALDAYA, M. M.; MEKONNEN, M. M. The Water Footprint Assessment Manual: Setting the Global Standard. London, 2011. 80p.

LIMA, G. J. M. M.; PIOCZCOVSKI, G. D. Água: principal alimento na produção animal. In: Simpósio Produção Animal e Recursos Hídricos, 2010, Concórdia. Anais... Concórdia: CD, 2010, p.16-17.

NAGAI, M., HACHIMURA, K., TAKAHASHI, K. Water consumption in suckling pigs. JournalVeterinary Medical Science, v. 56, n. 1, p. 181-183. 1994.

OETTING, L.; FRANCO, L. Água: nutriente essencial para suínos. Revista Técnica da Suinocultura. Campinas SP, v.16, n.26, p.18-36, 2010.

PALHARES, J.C.P.; JACOB, A.D. Impacto ambiental da suinocultura e da avicultura nos recursos hídricos. In: Simpósio Sobre Manejo e Nutrição de Aves e Suínos e Tecnologia de Produção de Rações, 2011, Campinas. Anais... Campinas: CBNA. p.31-44, 2011.

Published

2019-05-16

How to Cite

Bretas, A. de A., & Silva, A. C. da. (2019). Dessedentação de suínos: pegada hídrica como indicador de consumo em uma propriedade rural Catarinense / Dessedentação de suínos: water footprint as indicator of consumption in a rural property of Santa Catarina. Brazilian Journal of Development, 5(6), 6920–6925. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-181

Issue

Section

Original Papers