Ações de extensão no ensino médio: química verde e desenvolvimento sustentável / Extension actions in high school: green chemistry and sustainable development

Alessandra Carvalho de Sousa, Cristina Emanuelly da Silva, Tairiz Tatiani da Costa

Abstract


O ensino de Química orientado a critérios de sustentabilidade concebe a educação como ferramenta essencial para se alcançar o desenvolvimento sustentável e busca promover experiências químicas que não produzam substâncias perigosas e reduzam ao máximo os riscos no tratamento de resíduos. Sob esta perspectiva, este trabalho apresenta os resultados parciais das ações de um projeto de extensão, financiado pela Pró-Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, com o objetivo de difundir o conhecimento sobre os Princípios da Química Verde no ensino de Química, no âmbito de uma escola da rede estadual no oeste potiguar. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa no campo das Ciências Naturais, que possibilita o diálogo entre todos os implicados no projeto, de maneira que se possa buscar coletivamente as explicações, saberes e possíveis soluções a problemas reais do contexto onde são desenvolvidas as atividades do projeto. O projeto em execução se configura como uma referência válida não só para o ensino de Química, mas para o ensino nas diversas áreas do conhecimento, mediante um tratamento interdisciplinar com os princípios da Química Verde. Para tanto, já foram realizadas capacitação dos bolsistas e voluntários sobre a temática; formação teórica dos discentes beneficiados e aplicação prática dos princípios da Química Verde relacionados aos conteúdos de cinética química e reações endotérmicas e exotérmicas. O desafio do trabalho em questão consiste em desenvolver uma práxis que se caracterize pela inclusão dos princípios da Química Verde no currículo e nas práticas curriculares no Ensino Médio.

 


Keywords


Ensino de Química; Química Verde; Desenvolvimento Sustentável; Práticas curriculares.

References


ALVES-MAZZOTTI, A.J. e GEWANDSZNAJDER, F. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

ANASTAS, P.T. e WARNER, J.C. Green Chemistry: Theory and Practi¬ce. Oxford: Oxford University Press, 1998.

DENZIN, N.K; LINCOLN, Y.S. Manual de investigación cualitativa. Barcelona: Gedisa. 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ONU, 2015. Disponível em: . Acesso em 02 de agosto de 2018.

VILCHES, A; GIL PÉREZ, D. Ciencia de la Sostenibilidad: Un nuevo campo de conocimientos al que la Química y la Educación Química están contribuyendo. Educación Química, 24 (2), 199-206. 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-174

Refbacks

  • There are currently no refbacks.