Índices de facilidade das questões sobre a temática de custos nos concursos públicos realizados pela COMPERVE/UFRN / Facility indexes of the issues on the subject of costs in public tenders carried out by COMPERVE/UFRN

Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira, Magda Maria Pinheiro de Melo, Ana Carolina Medeiros de Oliveira

Abstract


O presente estudo objetivou identificar os índices de facilidade das questões relacionadas à temática de custos nos concursos realizados pela COMPERVE/UFRN, entre os anos de 2014 a 2018. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória quanto aos objetivos; quanto aos procedimentos, é um levantamento e também uma pesquisa bibliográfica; e possui cunho quantitativo quanto à abordagem do problema. Do universo de cerca de 40 concursos, foram identificadas questões sobre a temática de custos em 4, dos quais, 3 foram selecionados, em função da disponibilidade de informações para a análise e da relevância em função do número de candidatos. Essa amostra contém 15 questões sobre a temática de custos, das quais foram calculados os índices de facilidade e, utilizando a classificação proposta pelo INEP para classificar as questões do ENADE, verificou-se que as questões se enquadram nas categorias de grau de dificuldade médio, difícil e muito difícil. Comparando os desempenhos dos egressos da UFRN com os desempenhos dos egressos das outras IES, constatou-se que os da UFRN tiveram desempenho superior nas questões sobre a temática de custos em cerca de 87% dos casos.


Keywords


Concursos. Índices de facilidade. Custos.

References


BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2012.

BORGATTO, Adriano F.; ANDRADE, Dalton F. de. Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 23, n. 52, p. 146-156, maio/ago. 2012.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Caderno analítico do exame de suficiência: histórico dos resultados. Brasília: CFC, 2007.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). ENADE 2012: Relatório síntese – Ciências Contábeis. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2018.

MORROW JR, James R; JACKSON, Allen W.; DISCH, James G.; MOOD, Dale P. Medida e avaliação do desempenho humano. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS (COMPERVE). Perfil socioeconômico e análises desempenhos e do Concurso da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) para o cargo de Contador. Natal: UFRN/COMPERVE, 2015.

______. Perfil socioeconômico e análises desempenhos e do Concurso do Ministério Público do Estado do RN (MPRN) edital nº 001/2017 para o cargo de Analista do Ministério Público Estadual - Área Contabilidade. Natal: UFRN/COMPERVE, 2017.

______. Perfil socioeconômico e análises desempenhos e do Concurso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para o cargo de Contador. Natal: UFRN/COMPERVE, 2018.

RODRIGUES, Brenda C. de O.; MIRANDA, Gilberto J. Concursos para contador: quais conteúdos vêm sendo priorizados?. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 20., 2013, Uberlândia. Anais... São Leopoldo: Associação Brasileira de Custos, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). Plano de Desenvolvimento Institucional: 2010-2019. Natal: UFRN, 2010.92 p.

______. Portal do egresso. Disponível em: . Acesso em: 9 jul. 2018.

VIANNA, Heraldo Marelim. Testes em educação. 3. ed. São Paulo: IBRASA, 1978.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-173

Refbacks

  • There are currently no refbacks.